Criar uma Loja Virtual Grátis
Mundo Animal
Mundo Animal

 

 

Maior animal do mundo
 

O maior animal do mundo é um mamífero e vive nos mares; é a baleia azul que pode chegar a medir 30 m.

Para se ter uma idéia,  ela come o equivalente a um caminhão de camarõezinhos por semana.


O inseto mais comprido do mundo 

Em massa corpórea o BICHO-PAU está longe de ser campeão, quando se trata de comprimento ele é o campeão.

Este inseto, um enorme bicho-pau, foi descoberto na floresta tropical de Bornéu, compartilhada por Brunei, Indonésia e Malásia. É considerado o maior do mundo e chega a meio metro de comprimento. Pouco se sabe sobre ele, além de que o inseto vive na parte superior da floresta.

 
O maior inseto do mundo

Não é certo ainda qual é o maior inseto do mundo, afinal, existem vários que disputam este ranking, a boa notícia para nós brasileiros é que a maioria deles se encontram na floresta amazônica. Por enquanto, o gingante aqui do lado o 'Titanius Giganteus' com os seus 22 cm e 70 gramas carrega a coroa de maior inseto.

Já na pré história era comum se achar insetos com mais 30 cm. O maior inseto que foi encontrado até hoje foi na França e é uma libélula de quase um metro de envergadura das asas; ela perambulou pela Terra de 360 à 286 milhões de anos atrás.


O menor inseto do mundo 
 
A Vespa Braconidae pertence a uma família de vespas parasitóides e uma das mais ricas famílias de insetos. São aproximadamente 12.000 espécies descritas de braconids entre as 40.000 a 50.000 espécies desses insetos que existem no mundo inteiro. As espécies são agrupadas em cerca de 45 subfamílias e 1000 gêneros, alguns importantes. O Aphidiinae é uma subfamília de vespas parasitóides que utilizam pulgões como seu hospedeiro, mbora a larva do pulgão chegue a 2-3 mm de comprimento. As espécies Microplitis croceipes possui um sentido de cheiro extremamente preciso e podem ser treinados para o uso na detecção de narcóticos e explosivos.  

Maior Peixe de água salgada
Esse Tubarão Baleia aí do lado é o maior peixe do mundo, mede em média 7 metros, mas pode chegar à 15 metros. No entanto, estudos recentes mostram que por causa da pesca predatória próximo à Ásia esses gingantes estão diminuindo de tamanho.

Maior Peixe de água doce

O PIRARUCU (Arapaima Gigas), peixe que vive na Amazônia é o maior peixe de água doce do mundo, em média ele pesa 170 kg e chega a medir 2 metros de comprimento


Menor peixe do mundo
 Pandanka pygmanga, que vive nas Filipinas e quando adulto mede apenas 1 cm.

Maior Primata do Mundo

O maior primata do mundo é o GORILA das montanhas (Gorilla Gorilla), chega a medir 1,7 m de altura e pode pesar 230 Kg, ele vive nas montanhas de Uganda e Tanzânia.


Menor Primata do Mundo
É o Sagui Leãozinho (Cebuella pygmaea), é tão pequeno que cabe na palma da mão e só vive na Floresta Amazônica.

Menor Mamífero do Mundo
É o musaranho que mede só 3,5 cm.

Maior Cobra do Mundo

Oficialmente, a Píton-real (Python reticulatus), que habita a o sudeste asiático e mede mais de 10 m de comprimento, é considerada a maior serpente do mundo.

Sabe-se porém, que a Sucuri ou Anaconda (Eunectes murinus) que habita a América do Sul, também pode medir mais de 10 m de comprimento, com uma massa corporal muito superior.

Maior Tatu do Mundo

Você sabia que o maior tatu do mundo é o tatu-canastra que mede mais de 1 m e pode pesar 60 kg !
 


Maior Ave do Mundo

O lucrativo avestruz (Struthio camelus), que chega a medir 2,10 m de altura vive nas savanas africanas. É um ótimo corredor, mas perdeu sua capacidade de voar.


Maior Ave Voadora

A maior ave voadora é o albatroz (Diomedia exulans) que vive nos oceanos meridionais e mede 3 m de envergadura.


O mais venenoso

Quando se trata de veneno a vespa-do-mar (Chironex fleckeri), uma espécie de medusa que vive nas águas do pacífico. Suas toxinas penetram na pele, caem na circulação sanguínea e chegam ao coração e ao pulmão paralisando os batimentos e a respiração em cinco minutos.

 

 

Fonte: http://www.uje.com.br

 

 


 

 

 

CURIOSIDADES DO REINO ANIMAL

 

 


 

                                               

Mais antigos

     

Os animais passaram do mar à terra há 414 milhões de anos. Os primeiros animais terrestres do mundo incluem dois tipos de centípedes e uma pequena aranha encontrada entre restos de plantas.

Mais barulhento

     

O mais barulhento dos animais terrestres é o bugio das Américas Central e do Sul. Os machos possuem uma estrutura óssea na parte superior da traquéia que permitem que o som reverbere. Seus gritos assustadores foram descritos como um misto de latido de cão e zurro de asno, ampliado mil vezes, seus gritos podem ser ouvidos a até 5 Km de distância.

Mais fortes

     

Em proporção ao seu tamanho, os animais mais fortes são os besouros gigantes, encontrados principalmente nos trópicos. Testes realizados com o besouro-rinoceronte demonstravam que pode suportar em seu dorso 850 vezes o próprio peso. Para efeito de comparação, um homem pode levantar (com um auxílio de suporte) apenas 17 vezes o próprio peso.

Mordida mais forte

     

Um tubarão pardo de 2 m de comprimento pode exercer uma força de 60 Kg entre suas mandíbulas, o equivalente a uma pressão de t/cm2 nas pontas dos dentes. Apesar de não terem medido as mordidas de tubarões maiores, como o tubarão branco, deve ser ainda mais forte.

Olfato mais aguçado

     

O olfato mais aguçado existente natureza é o do macho da mariposa imperador que segundo experimentos feitos na Alemanha em 1961, pode detectar a substância sexual produzida pela fêmea virgem à distância de 11 Km, contra o vento. Os receptores localizados nas antenas do macho são tão sensíveis que são capazes de detectar uma única molécula de substância.

Mais venenosos

     

Os pequenos e brilhantes sapos das Américas Central e do Sul secretam algumas das toxinas biológica mais mortais conhecidas. A espécie é tão perigosa que os cientistas precisam usar luvas grossas para manipulá-la, no caso de eles terem cortes ou arranhões em suas mãos.

 

 

Mais curiosidades...

 

 

MAMÍFEROS

 

 

Maior
O maior mamífero do planeta é a baleia azul.
 

 

Mais pesado
 
Uma baleia fêmea pesando 190 t e medindo 27,6 m de comprimento foi capturada na Atlântico Sul.
 

 

Mais longo
  O mais longo exemplar já registrado foi uma baleia fêmea medindo 33,58 m que encalhou na praia de Grytvi, Geórgia do Sul, em 1909. 

 

Maior terrestre
  Em média, os elefantes machos atingem a altura de 3 a 3,7 e pesam de 4 a 7 t. O maior exemplar já registrado foi um macho morto a tiros em Macusso, Angola. Deitado de lado, o elefante media 4,16 m em uma linha projetada do ponto mais alto do dorso até a base da para dianteira, indicando uma altura de 3,96 m quanto em pé. Seu peso foi calculado em mais de 12,24 t.

 

 

NO BRASIL

 

 

O maior mamífero terrestre brasileiro, a anta ou tapir, mede 2,01 m, de comprimento e pesa cerca de 250 Kg, atingindo 1,08 m de altura. 

 

Maior Marinho
  O maior mamífero dotado de dentes é o cachalote, sua mandíbula interior mede 5 m aproximadamente. Com um comprimento de 25,6 m. 

 

Mais alto
 
O mais alto animal vivo é a girafa, encontrada em apenas na savana seca e em áreas semi-desérticas da África, ao sul do Saara.
 

 

Menores

 

Marinho mais rápido
  A baleia orca, chega a atingir uma velocidade de 55,5 Km/h, com cerca de 6,1 a 7,6 m de comprimento. 

 

Mais lento
 
A preguiça de três dedos, desenvolve uma velocidade média de 1,8 a 2,4 m/min (0,1-0,6 Km/h). Porém, sobre as árvores, pode “acelerar” para 4,6 m/min (0,27 Km/h).
 

 

Mais sonolentos
 
Alguns tatus e preguiças passam até 80% de suas vidas dormindo ou cochilando.
 

 

Maior ninhada
 
O maior número de filhotes de um animal selvagem em uma só ninhada foi de 31, no caso de um tenrec encontrado em Madagascar.

 

 

CARNÍVOROS

 

 

Maior terrestre
 
O maior carnívoro terrestre é o urso polar, cujos machos pesam de 400 a 600 Kg e medem de 2,4 a 2,6 m do focinho à cauda.
 

 

Mais pesado
  Um urso polar com supostos 907 Kg e cerca de 3,5 m do focinho à cauda foi abatido a leste de Kotzebue, Alasca, EUA.

 

Menos pesado
  A doninha anã possui corpo de 11 a 26 cm, cauda de 1,3 a 8,7 cm e pesa de 30 a 200 g, sendo os menores indivíduos são as fêmeas que habitam a Sibéria e os Alpes. 

 

No Brasil
  O menor carnívoro brasileiro é a doninha amazônica, também chamada de furão, medindo 26 cm em média.