Curiosidades do Mundo

Translate this Page
ONLINE
2


 

 


Curiosidades do Mundo

 

animated gif

 

 


 

Coisas estranhas

 

 

                                                                                                     

As borboletas provam com as patas.
O grito do pato não faz éco. Não se sabe porquê.
Em 10 minutos, um furacão produz mais energia do todas as armas nucleares juntas.
Em média, 100 pessoas morrem todos os anos asfixiadas com uma caneta.
Em geral as pessoas temem mais as aranhas do que a morte.
90 % dos taxistas novaiorquinos são imigrantes récem-chegado s.
35% das pessoas que utilisam agências de encontro já estão casados.
Os elefantes são os únicos animais que não podem saltar.
Só 1 pessoa em cada 2 bilhões vivem até aos 116 anos ou mais.
É possível fazer uma vaca subir escadas, mas é impossível fazê-la descer.
As mulheres piscam os olhos 2 vezes mais do que os homens.
É fisicamente impossível lamber o próprio cotovelo.
A biblioteca pricipal da universidade de Indiana enterra-se todos os anos de 1 polegada. Os arquitetos esqueceram-se de incluir o peso dos livros nos cálculos.
Um caracol pode dormir durante 3 anos.
Os teus olhos têm o mesmo tamanho que tinham quando nasceste, mas as tuas orelhas e o teu nariz não páram de crescer.
A cadeira eléctrica foi inventada por um dentista.
Todos os ursos polares são canhotos.
No egipto, os padres arrancavam todos os pelos do corpo, até as pestanas.
O olho de uma avestruz é maior do que o seu cérebro.
Um crocodilo não pode pôr a língua de fora.
O isqueiro foi inventado antes dos fósforos.

 


            

 

10 Fatos extraordinários

sobre os sonhos

 

                                                                                                     

                           
                                                                                                     
                                                                                                         
                   

10. Os cegos também sonham Pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens durante os sonhos. As pessoas que nascem cegas não enxergam nada, mas possuem sonhos igualmente vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e suas emoções. É difícil para pessoas que enxergam imaginar, mas o a necessidade dos sonhos para o corpo é tão forte que os cegos podem virtualmente manipular todas as situações com as quais sonham. » 5 Passos para parar de fumar definitivamente
9. Você esquece 90% dos seus sonhos Depois de cinco minutos acordados a metade do sonho já foi esquecido. Em 10m, 90% já se foi. O famoso poeta Samuel Taylor Coleridge acordou uma manhã depois de ter um fantástico sonho (possivelmente induzido pelo ópio) e começou a descrever seu “visão em um sonho”, que é um dos poemas ingleses mais famosos: Kubla Khan. Depois de haver escrito 54 linhas ele foi interrompido por um visitante indesejado. Samuel retornou ao seu poema, mas não pode lembrar o resto de seu sonho. O poema nunca foi concluído.
Curiosamente o autor Robert Stecenson inventou a história do Doutor Jeckyll e Sr. Hyde enquanto estava dormindo. Frankenstein, de Mary Shelley, também foi filho de um sonho da autora.
8. Todo mundo sonha Com exceção de algumas pessoas com distúrbios psicológicos extremos todo o restante de nós sonha. Homens tendem a sonhar mais com outros homens, enquanto a mulher tende a sonhar igualmente com pessoas de ambos sexos. Ambos experimentam reações físicas aos seus sonhos não importando se ele tenha ou não natureza sexual; homens têm ereções e nas mulheres aumenta o fluxo sanguíneo vaginal.
7. Os sonhos previnem psicose Em um estudo recente sobre o sono, estudantes que foram acordados no início de cada sonho, mas mesmo assim puderam dormir suas oito horas de sono. Todos experimentaram dificuldades de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose depois de apenas três dias. Quando eles finalmente foram autorizados a dormir durante o sono REM (Rapid Eyes Movement em inglês ou movimento rápido dos olhos; é o sinal fisiológico de que começamos a sonhar durante o sono), seus cérebros compensaram o tempo perdido aumentando muito o percentual de sono realizado no estagio REM.
6. Nós sonhamos apenas sobre o que conhecemos Nossos sonhos são frequentemente cheios de pessoas estranhas que desenpenham certos papéis. Você sabia que a sua mente não está inventando estas faces? Elas são rostos reais de pessoas que você viu durante a sua vida, mas pode não se recordar. O algoz de seu último pesadelo pode ter sido o caixa da padaria em que o seu pai comprava pão quando você era criança. Como todos vemos centenas de milhares de rostos por dia é possível que tenhamos um suprimento infindável de personagens que nossa mente por utilizar durante os sonhos.
Existe uma ciência que afirma que os sonhos são manipulados em realidade pelo próprio espírito individual, como uma espécie de comunicação.
5. Nem todos sonham em cores Existem pessoas com visão normal (12%) que sonham exclusivamente em preto e branco. O restante sonha em cores. Há também temas comuns para os sonhos, que são situações relacionadas à escola, ser perseguido, tentar correr e mesmo assim se mover vagarosamente, experiência sexuais, cair, atrasar-se, uma pessoa viva atualmente estar morta, dentes caindo, voar, reprovar em um exame ou acidente de carro. É desconhecido se o impacto de um sonho relacionado a violência ou morte é mais emocionalmente carregado para a pessoa que sonha em cores ou para as que sonham em preto e branco.
4. Os sonhos não são sobre o assunto que parecem tratar Se você sonha sobre algum assunto em particular não é comum que o sonho seja realmente sobre isso. Os sonhos nos falam em uma linguagem profundamente simbólica. A mente consciente tenta comparar seu sonho a outra situação ou coisa similar. É como uma analogia em uma poesia que diz que as formigas são como máquinas que nunca param. Em um sonho você nunca compara algo com esse mesmo algo, assim como na poesia, por exemplo: “Aquele belo pôr-do-sol era como um belo pôr-do-sol”. Portanto seja qual for o símbolo que o seu sonho escolha é muito improvável que o propósito do sonho seja o símbolo em si.
3. Quem pára de fumar tem sonhos mais vívidos Os tabagistas que fumaram por muito tempo e pararam reportaram mais sonhos vívidos do que eles normalmente teriam. Em adição, de acordo com a revista científica Journal of Abnormal Psychology “entre 293 fumantes que se abstiveram entre uma e quatro semanas, 33% disseram que tiveram ao menos um sonho sobre fumar. Na maioria dos sonhos as pessoas se flagravam fumando e sentiam fortes emoções negativas como pânico e culpa. Sonhos sobre fumar foram o resultado do fato da desistência ao cigarro, pois 97% dos voluntários não os tinham enquanto fumavam e sua ocorrência foi relacionada significativamente ao período de abstinência. Eles foram relatados como mais vívidos do que os sonhos normais e são tão comuns como os grandes sintomas de abstinência ao tabaco”.
2. Estímulos externos invadem nossos sonhos Isso é chamado de Incorporação ao Sonho e é a experiência em que a maioria de nós tem um som do mundo real ouvido em nosso sonho e incorporada de alguma maneira. Um exemplo similar ocorre quando você sente sede ou vontade de urinar no mundo real enquanto dorme e isto é transportado para o sonho. A maioria das crianças, já grandes, urinam na cama por causa de incorporação: estão com a bexiga cheia, sonham que estão apertados e urinam no sonho ao mesmo tempo em que molham a cama. Pessoas com sede durante o sono relataram tomar copos de água dentro do sonho para, minutos depois, ficar com sede e tomar outro copo. O ciclo se repete até o momento que este que a pessoa acorda.
A famosa pintura acima de Salvador Dali explica exatamente este conceito. O seu nome é “Sonho Causado Pelo Vôo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar”.
1. Você está paralisado durante o sonho Acredite ou não o seu corpo está virtualmente paralisado durante o sono. Isso ocorre possivelmente para preveni-lo de atuar aspectos dos seus sonhos. Durante o sono há glândulas que secretam um hormônio que ajuda a induzir o sono e os neurônios enviam sinais à coluna vertebral que causam o relaxamento do corpo e em seguida a pessoa fica essencialmente paralisada.
Bônus: Fatos extras
    * Você não sonha enquanto ronca.     * As crianças não sonham sobre si mesmas até aproximadamente os três anos. À partir desta idade as crianças tem muito mais pesadelos do que os adultos até completar 7 ou 8 anos.     * Se você for acordado durante o sono REM você tem mais chances de lembrar seu sonho mais vividamente do que quando você acorda pela manhã.     * Não existe evidência científica que confirme o mito de que acordar um sonâmbulo possa matá-lo.     * Há pessoas que sofrem de sonhos recorrentes. É um sonho que surge repetidamente durante longos períodos de tempo, até anos. Geralmente possui aspectos de pesadelo e pode ser causado por estresse pós-traumático.

 


 

 

11 Curiosidades sobre Carros

e poluição

                                                                                                                                                                                         

                           
                                                                                                      

                                                                                                         

                   

1 - Um litro de gasolina pesa cerca de 0.8 kg, mas quando queimado, o carbono que contém combina-se com o oxigênio atmosférico e produz cerca de 8.5  kg de dióxido de carbono!
2 - A poluição gerada pelos veículos de uma família com mais do que um automóvel é, na maior parte das vezes, superior à poluição gerada pela sua utilização de energia, produção de resíduos e outras atividades domésticas!
3 - Em 1996 entraram na cidade de Lisboa cerca de 300 mil veículos por dia, o que significa um acréscimo de cerca de 6.5% relativamente a 1980!
4 - Os carros são, em conjunto com as centrais elétricas, os principais produtores de dióxido de carbono - atualmente, cerca de 500 milhões de veículos em todo o mundo emitem para a atmosfera cerca de 4 biliões de toneladas de dióxido de carbono - 20% das emissões antropogênicas deste gás!
5 - O número de carros nas estradas aumenta a um ritmo 2 vezes superior ao da população mundial, prevendo-se que existam 2 biliões em todo o mundo no ano 2030!
6 - Os carros consomem mais de metade de todo o petróleo produzido mundialmente! 7 - Na Alemanha, a Agência de Proteção Ambiental estimou os custos dos danos causados pela poluição ambiental causada pelos automóveis em cerca de 21 milhões de marcos (2 142 milhões de contos) por ano! 8 - Se 10% da população que se desloca de carro para Lisboa passasse a utilizar os transportes públicos, seriam emitidas, por ano, menos 7 301 toneladas de monóxido de carbono, 120 toneladas de óxidos de azoto e 45 913 toneladas de dióxido de carbono! 9 - Nos engarrafamentos de trânsito, a qualidade do ar é muitas vezes pior no interior dos veículos do que no exterior, porque os escapamentos dos carros da frente são diretamente "bombeados" para o interior do carro de trás pelo sistema de ventilação! 10 - Em Los Angeles, existem cerca de 8 milhões de veículos, que são responsáveis por 97% dos deslocamentos naquela cidade.
11 - Na França, calculou-se que na região de Paris, são perdidas, por dia, um total de 7 milhões de horas de trabalho devido aos engarrafamentos, o que é exatamente o tempo de trabalho da população de Lyon.

 


 

 

10 Curiosidades Científicas

 

http://www.sitedecuriosidades.com/im/g/84D32.jpg

 

 

 Se uma pessoa gritasse durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, teria produzido energia suficiente para aquecer uma xícara de café…
Em 10 minutos, um furacão produz mais energia do que todas as Armas Nucleares juntas.
A probabilidade de você viver até os 116 anos é de um em 2 bilhões.
É fisicamente impossí­vel lamber o próprio cotovelo. Um raio atinge uma temperatura maior do que a da superfície do sol.
Os raios se movem com velocidade média de 246 km/s para descargas com polaridade positiva e 304 km/s para as descargas de polaridade negativa.
No núcleo do sol, a cada segundo, 600 milhões de toneladas de hidrogênio se convertem em héio.
Um pedaço de uma estrela de neutrons do tamanho de uma cabeça de alfinete pesaria um milhão de toneladas. O eco que ouvimos em certas ocasiões é devido à repetição de um som pela reflexão da sua onda sonora. O grafite do lápis e o diamante possuem a mesma forma química e se diferenciam unicamente pela estrutura cristalina

 


 

  

As culturas e países

mais estranhos do mundo

 

Listar culturas e países estranhos pode parecer contraditório, pois o que é estranho para um é normal para o outro. É preciso respeitar as diferenças acima de tudo, mas vamos colocar aqui algumas curiosidades um tanto quanto inusitadas de algumas nações mundiais.
As diferenças culturais entre os países dizem respeito principalmente à gastronomia, à religião e ao tratamento das pessoas. Alguns países diferentes que podem ser citados nesses critérios são:
A Coréia e a China onde a população consome carne de cachorro, o que parece irracional para a cultura do ocidente;
Os índios da tribo Massai, na África, que sobrevivem com apenas 300 calorias por dia;
As mulheres girafas, na Polinésia, que espicham os próprios pescoços com aros de ferro deixando-os com mais de 30 cm;
A Índia onde as vacas são veneradas e protegidas como animais sagrados;
Na Tailândia, os insetos fazem parte da lista de iguarias caras e apreciadas na gastronomia;
Na França, comer Scargot, uma espécie de lesma, é normal. Sendo este um prato requintado do país;
Existem culturas em que os homens não podem fazer a barba, principalmente nas religiões mulçumana e judaica;
Na Rússia, beijar o rosto de amigos é costume.
A lista de costumes e tradições estranhas é muito extensa. O importante é saber que independentemente das diferenças, é preciso manter uma cordialidade e respeito em relação a tudo o que é diferente.


 

 

As 13 coisas que você não

poderia morrer sem saber:

 

1. Ratos não vomitam.
2. Os ursos polares são canhotos.
3. Você pisca aproximadamente 25 mil vezes por dia.
4. Os russos atendem ao telefone dizendo “Estou ouvindo“.
5. Ninguém consegue lamber seu próprio cotovelo.
6. O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico.
7. O elefante é o único animal com quatro joelhos.
8. A cada ano, 98% dos átomos do seu corpo são substituídos.
9. Rir durante o dia faz com que você durma melhor a noite.
10. 15% das mulheres americanas mandam flores para si mesmas no dia dos namorados.
11. Seu cabelo cresce mais rápido a noite, e você perde em media 100 fios por dia.
12. A barata consegue sobreviver por nove dias sem a cabeça antes de morrer de fome.
13. 75% das pessoas que leram essas 13 coisas, tentaram lamber o próprio cotovelo!


 

 

10 Doenças mais estranhas do mundo

 

Uma pesquisa do jornal australiano Sydney Morning Herald relacionou algumas das síndromes mais estranhas que atingem o ser humano. Podem parecer doideiras, mas para cada uma dessas doenças existe um batalhão de médicos tentando descobrir a causa. E principalmente a cura.

 

1. SÍNDROME DO SOTAQUE ESTRANGEIRO

 

Após sofrer uma pancada ou qualquer outro tipo de lesão no cérebro, as vítimas desse distúrbio passam a falar com sotaque francês... ou italiano... ou espanhol. A língua varia, mas, na maioria dos casos, as vítimas desconhecem o novo idioma. Segundo cientistas, a pronúncia não é efetivamente estrangeira, só dá a impressão disso. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, acreditam que o sintoma é causado por um trauma em áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, provocando mudanças na entonação, na pronúncia e em outras características da fala. Um caso bem recente da síndrome do sotaque rolou com a britânica Lynda Walker, no mês passado. Após um infarto, Lynda acordou falando com sotaque jamaicano.

2. SÍNDROME DE CAPGRAS

 

Após sofrer uma desilusão com o cônjuge, com os pais ou com qualquer outro parente, a pessoa passa a acreditar que eles foram seqüestrados e substituídos por impostores. O sintoma por vezes se volta contra a própria vítima: ao se olhar no espelho, ela também acredita que está vendo a imagem de um farsante. Neurose total! O problema tende a atingir mais pessoas a partir dos 40 anos e suas causas ainda não são conhecidas. A síndrome foi descoberta pelo psiquiatra francês Jean Marie Joseph Capgras, que a descreveu pela primeira vez em 1923. Em graus mais extremos, a vítima acha que até objetos inanimados, como cadeiras, mesas e livros, foram substituídos por réplicas exatas.

3. SÍNDROME DA MÃO ESTRANHA

 

"Minha mão agiu por conta própria..." Essa desculpa usada por alguns cafajestes pode ser verdadeira. A síndrome em questão alien hand syndrome, em inglês faz com que uma das mãos da vítima pareça ganhar vida própria. O problema atinge principalmente pessoas com lesões no cérebro ou que passaram por cirurgias na região. O duro é que o doente não presta atenção na mão boba, até que ela faça alguma besteira. A mão doida é capaz de ações complexas, como abrir zíperes... Os efeitos da falta de controle sobre a mão podem ser reduzidos dando a ela uma tarefa qualquer, tarefa qualquer, como segurar um objeto.

4. SÍNDROME DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

 

Doença que provoca distorções na percepção visual da vítima, fazendo com que alguns objetos próximos pareçam desproporcionalmente minúsculos. O distúrbio foi descrito pela primeira vez em 1955, pelo psiquiatra inglês John Todd, que o batizou em homenagem ao livro de Lewis Carroll. Na obra, a protagonista Alice enxerga coisas desproporcionais, como se estivesse numa "viagem" provocada por LSD. As vítimas da síndrome também vêem distorções no próprio corpo, acreditando que parte dele está mudando de forma ou de tamanho.

5. PICA

 

Esse nome também estranho não tem nada de pornográfico: pica é uma palavra latina derivada de pêga, um tipo de pombo que come qualquer coisa. E a pica a síndrome, é claro... faz exatamente isso: a pessoa sente um apetite compulsivo por coisas não comestíveis, como barro, pedras, tocos de cigarros, tinta, cabelo... O problema atinge mais grávidas e crianças. Após comerem muita porcaria involuntariamente, os glutões ficam com pedras calcificadas no estômago.Em 2004, médicos franceses atenderam um senhor de 62 anos que devorava moedas. Apesar dos esforços, ele morreu. Com cerca de 600 dólares no estômago...

6. MALDIÇÃO DE ONDINA

 

O nome bizarro é uma referência a Ondina, ninfa das águas na mitologia pagã européia. A doença, mais estranha ainda, faz com que as vítimas percam o controle da respiração. Se não ficar atento, o sujeito simplesmente esquece de respirar e acaba sufocado! A síndrome foi descoberta há 30 anos e já existem cerca de 400 casos no mundo. Pesquisadores do hospital Enfants Malades, de Paris, acreditam que a doença esteja relacionada com um gene chamado THOX2B. O sistema nervoso central se descuida da respiração durante o sono e o doente precisa dormir com um ventilador no rosto para não ficar sem ar!

7. SÍNDROME DE COTARD

 

Depressão extrema, em que o doente passa a acreditar que já morreu há alguns anos. Ele acha que é um cadáver ambulante e que todos à sua volta também estão mortos. Em casos extremos, o sujeito diz que pode sentir sua carne apodrecendo e vermes passeando pelo corpo... Na fase final, a vítima deixa até de dormir e sua ilusão pode efetivamente se tornar realidade. O nome da doença faz referência ao médico francês Jules Cotard, que a descreveu pela primeira vez em 1880. Apesar de depressivo e certo de que está morto, o doente, contraditoriamente, também pode apresentar idéias megalomaníacas, como a crença na própria imortalidade.

8. SÍNDROME DE RILEY-DAY

 

Se você já sonhou em nunca mais sentir nenhuma dor, cuidado com o que pede... As vítimas dessa doença não sentem dores, mas isso é um problemão. Elas ficam muito mais sujeitas a sofrer acidentes porque param de registrar qualquer aviso de dano nos tecidos do corpo, como cortes ou queimaduras. A doença é causada por uma mutação no gene IKBKAP do cromossomo 9 e foi descrita pela primeira vez pelos médicos Milton Riley e Richard Lawrence Day. Sem o aviso de perigo que a dor proporciona às pessoas comuns, a maioria dos doentes com a síndrome de Riley-Day tende a morrer jovem, antes dos 30 anos, por causa de ferimentos.

9. SÍNDROME DA REDUÇÃO GENITAL

 

Também conhecido como koro, esse distúrbio mental deixa a pessoa convencida de que seus genitais estão desaparecendo. A maioria dos casos até hoje foi relatada em países da Ásia ou da África, e em muitos deles a síndrome parece ter sido contagiosa! Um dos episódios mais estranhos ocorreu em Cingapura, em 1967, quando o serviço de saúde local registrou centenas de casos de homens que acreditavam que seu pênis estava sumindo. Um único caso da síndrome da redução genital foi registrado até hoje no Brasil, no Instituto de Psiquiatria da USP. Convencido de que seu pênis estava sumindo, o doente tentou se matar com duas facadas no abdômen!

10. CEGUEIRA EMOCIONAL

A expressão "cego de emoção" existe na prática, e pode acontecer com qualquer pessoa normal. O problema foi descoberto recentemente por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Depois de olhar para alguma imagem forte, principalmente com conteúdo pornográfico, a maioria das pessoas perde a vista por um curto espaço de tempo - décimos de segundo na verdade. Até agora, nenhum especialista conseguiu explicar o porquê dessa reação. A descoberta da cegueira emocional deu origem a um movimento no Congresso americano para que seja banida toda a publicidade com apelo erótico em grandes rodovias do país.


 

 

58 Curiosidades do Mundo Animal

 

 

1. Os três nomes mais comuns de cães são: Lady, King e Duke.
2. A maioria dos animais e plantas adaptam-se ao meio que os rodeia. Os castores fazem exactamente o contrário, eles alteram o ambiente de acordo com as suas necessidades. Constróem lagos e barragens para proteger as suas tocas que têm entradas subaquáticas.
3. Para onde vão os morcegos quando chove? Na América do Sul há uma espécie de morcegos que constrói tendas com as folhas das árvores.
4. Os mosquitos causaram mais mortes do que todas as guerras juntas.
5. Um pequeno morcego castanho consegue apanhar cerca de 600 mosquitos em uma hora.
6. A maioria dos pássaros constrói ninhos novos todos os anos. A águia careca acasala para a vida toda e constrói apenas um ninho, o qual vai ampliando todos os anos. Alguns ninhos pesam quase uma tonelada.
7. Os espinhos dos porcos-espinhos estão cobertos por antibióticos. Isto ajuda-os porque é comum eles picarem-se nos seus próprios espinhos.
8. O recorde de tempo de voo de uma galinha é de 13 segundos.
9. O orgasmo do porco dura 30 minutos.
10. A formiga levanta 50 vezes o seu peso, e puxa 30 vezes o seu próprio peso.
11. A pulga salta 350 vezes a sua altura, o que equivale a uma pessoa dar um pulo de uma altura igual à largura de um campo de futebol.
12. Alguns leões copulam 50 vezes por dia.
13. Neste exacto momento há mais de 100.000.000 de microorganismos alimentando-se, reproduzindo-se, nadando e depositando detritos na área em volta dos teus lábios.
14. As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas.
15. Há mais de 2400 espécies de pulgas conhecidas.
16. Uma asa de mosquito move-se 1000 vezes por segundo.
17. Mais de 1000 pássaros morrem por ano esmagados nas janelas dos Estados Unidos.
18. Há mais de 52.6 milhões de cachorros nos Estados Unidos.
19. 24 Horas é a esperança média de vida de uma libelinha.
20 -3 Segundos é o tempo que dura a memória de um peixinho dourado de aquário. 41 Anos é a idade do peixinho de aquário que viveu mais tempo. O seu nome era Fred.
21. O peso de um elefante recém-nascido é de 100 Kg.
22. Os touros correm mais depressa ladeira acima que ladeira abaixo.
23. O quack de um pato não faz eco, e ainda ninguém sabe explicar porquê.
24. Os cangurus não conseguem andar para trás.
25. Os gatos têm cerca de 100 sons vocais enquanto que os cães só têm 10.
26. Todos os porcos-espinhos flutuam na água.
27. É possível mandar uma vaca subir escadas, mas descer é impossível.
28. Os elefantes não conseguem saltar. Qualquer outro mamífero consegue.
29. O olho de uma avestruz é maior do que o seu cérebro.
30. Estudos provaram que se um gato cair de um 7º andar, tem menos 30% de hipóteses de sobreviver do que se cair de um 12º andar. Geralmente demora uns oito andares para o gato se aperceber do que está a acontecer, para se relaxar e corrigir a sua posição.
31. O tubarão é o único peixe que pode piscar os dois olhos.
32. Há mais galinhas do que pessoas no mundo.
33. A lula gigante tem os maiores olhos do mundo.
34. O Sapo Cocas é canhoto.
35. A urina do gato brilha com luz ultravioleta.
36. Há mais possibilidades de se morrer com uma rolha de champanhe do que com uma aranha venenosa.
37. O crocodilo não pode pôr a língua para fora.
38. As borboletas sentem o gosto com os pés e não com a língua.
39. Os ratos não vomitam.
40. O material mais resistente criado pela natureza é a teia de aranha.
41. O nome científico do gorila é Gorilla, gorilla, gorilla.
42. Quando as cobras nascem com duas cabeças, as cabeças lutam entre si por comida.
43. O elefante é o único animal com quatro joelhos.
44. As ovelhas não bebem água corrente.
45. Os koalas não bebem água, eles absorvem os líquidos das folhas de eucalipto.
46. Os olhos de um hamster podem cair se o pendurares de cabeça para baixo.
47. Certas rãs podem ser congeladas e depois descongeladas e continuar vivas.
48. Uma girafa pode limpar as suas orelhas com a língua.
49. Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde as esconderam.
50. O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.
51. Os avestruzes põem as cabeças na areia para procurar água. No entanto, num estudo com 200.000 avestruzes durante um período de 8 anos, não houve qualquer avestruz que enterrasse a cabeça na areia.
52. As formigas espreguiçam-se pela manhã quando acordam.
53. Os golfinhos dormem com um olho aberto.
54. Nos EUA, as pessoas acreditam que há crocodilos enormes nos esgotos de Nova Iorque. No passado, era comum as pessoas terem crocodilos bebês como animais de estimação, e quando estes cresciam, deitavam-nos pela sanita abaixo. No entanto, contrariamente ao que se pensa, apenas foi encontrado um crocodilo nos esgotos de Nova Iorque. O crocodilo, com 57 Kg foi retirado dos esgotos em 1935 por 4 rapazes.
55. O governo da Malásia decidiu resolver o problema dos mosquitos que carregavam inúmeras doenças, deitando o veneno DDT nas áreas infestadas. Isto funcionou, mas depois, as baratas começaram a comer os mosquitos mortos. O lagartos da região comeram as baratas. Contudo, ainda havia uma quantidade residual de veneno nas baratas, mas os lagartos não morreram. Em vez disso, tornaram-se incrivelmente lentos. Deste modo, os gatos começaram a comer os lagartos (que eram bastante rápidos para fugir dos gatos antes de comerem as baratas). O veneno dos lagartos matou os gatos, e, quando não há gatos, os ratos multiplicam-se. Isto levou a Organização Mundial de Saúde a banir o DDT e a importar milhares de gatos para matarem os ratos.
56. As girafas não têm cordas vocais.
57. Os morcegos viram sempre para a esquerda quando saem da caverna.
58. Os camarões têm o coração na cabeça.

 


 

 

As 10 espécies mais ameaçadas no mundo

Infelizmente, a biodiversidade do planeta está em grande perigo, nos últimos anos assistimos o desaparecimento de milhares de espécies e subespécies de animais. O mundo precisa de ser avisado sobre este grave problema, e é com triste vontade, que o BioData, pesquisou e elaborou uma lista das 10 + espécies ameaçadas do mundo. Observe e se surpreenda com o resultado:
10º - Gorila-da-montanha Gorilla beringeri Infelizmente, os biólogos acreditam que se nada for feito, daqui a 5-10 anos o gorila da montanha irá desaparecer da face da Terra. O gorila-da-montanha habita na cadeia montanhosa dos montes Virunga, nas fronteiras do Zaire, do Ruanda e do Uganda. Estão ameaçados pela caça furtiva e pela destruição do habitat. As causas da caça é bushmeat (os gorilas são utilizados como uma espécie de iguaria gastronômica), para servirem de troféus (como as mãos que são utilizadas para fazerem cinzeiros) e a utilização destes animais como cobaias em experiências cientificas. Destaque para Dian Fossey, uma investigadora americana morta por caçadores furtivos. Dian dedicou a sua vida a convencer o mundo e tirar o conceito que os gorilas são monstros esfomeados e sedentos por sangue, escreveu livros e realizou o famoso documentário da National Geographic Gorilas Na Bruma. Atualmente existem apenas 500 exemplares.
9º - Foca-monge-do-mediterrâneo Monachus monachus A foca monge do Mediterrâneo é atualmente o mais ameaçado dos Pinipedes (ordem que inclui; as focas e os leões marinhos). Outrora a espécie estava presente em todas as costas mediterrânicas e nas ilhas dos arquipélagos da Madeira e das Canárias, ao longo da costa atlântica do Sara (chamada a Costa das Focas) e no mar Negro. Hoje a sua presença está limitada à Madeira, á Costa Das Focas e à costa turca. A sua presença é provável mas não certa nas costas do Magrebe, da Líbia e da Sardenha. Esta foca desapareceu mais ou menos recentemente de Espanha, França, Itália Continental e da costa da Dalmácia. É considerado o mamífero europeu mais ameaçado. A afluência ás praias impede as focas de descansarem e de darem à luz; é por esta razão que se refugiam nas grutas, o que reduz os locais favoráveis e, por conseguinte, também a sua presença.

8º - Rinoceronte-sumatrano Dicerorhinus sumatrensis É a menor das espécies de rinoceronte, mede apenas um 1 a 1,5 m de altura pesa cerca de 1 tonelada, comparado com o seu primo maior, o rinoceronte branco com 1,85 m de altura e um peso de 3 toneladas, é muito. È a única espécie asiática que possui dois «cornos» e o único rinoceronte coberto por uma pelagem rala. Tem sido, aliás aparentado com os rinocerontes lanosos dos períodos glaciais. Vive em Sumatra, Bornéu, Malásia continental e Birmânia. Encontra-se extinto na Índia. Têm sido caçados pela teoria popular que os cornos de rinoceronte produzem um poder afrodisíaco, até hoje isso não foi provado. Das 5 espécies é a mais próxima da extinção, mesmo o seu primo de Java que só existem 60 exemplares, tem estado a recuperar. Ao contrário dele o rinoceronte de Sumatra tem estado a diminuir drasticamente. Atualmente existem 300 rinocerontes de Sumatra.
7º - Lince-ibérico Lynx pardina O lince ibérico é considerado o felino mais ameaçado do Mundo, pensa-se que nada for feito ele poderá desaparecer em 3 anos. Existe unicamente em Espanha (100 exemplares) e Portugal (talvez 5 exemplares ou já extinto). O seu desaparecimento progressivo deve-se ao atropelamento nas estradas, à caça furtiva e à miximatose que a partir de 1958 dizimou as populações de coelhos (sua única presa) existentes nos seus territórios. A espécie goza proteção total em toda a Península Ibérica, atualmente tenta-se reprodução em cativeiro, mas ainda sem resultados satisfatórios. È o símbolo das espécies em vias de Extinção de Portugal.
6º - Mainá-de-Bali Leucopsar rothschildi É uma espécie de ave da família dos estorninhos criticamente em perigo, estima-se a existência de apenas 12 aves em liberdade, no Parque Nacional de Bali Barat. A captura ilegal, inclusive no próprio parque, para o comércio nacional e internacional de aves de cativeiro, e a desflorestamento tem conduzido esta espécie à extinção. A sua raridade faz desta espécie um símbolo de elevado estatuto social, na Indonésia. Está protegida pela lei deste país, desde 1970, e têm sido realizados esforços de re-introdução, mas a captura ilegal faz baixar os números continuamente. Calcula-se que existam cerca de 1000 animais em cativeiro, mas com reprodução pouco satisfatória.
5º - Vaquita Phoecoena sinus De todos os mamíferos marinhos a vaquita é o que possui a área de distribuição mais restrita, sobrevive apenas no Norte do Golfo da Califórnia, em águas costeiras. É o menor dos cetáceos com apenas 1,49 m de comprimento. São mortos acidentalmente nas redes de pesca e por falta de alimento. Estima-se existir entre 50 a 300 exemplares.
4º - Lêmure-dourado-dos-bambus Hapalemur aureus O lêmure-dourado-dos-bambus é considerado um dos mais ameaçados mamíferos do mundo e o lêmure mais ameaçado do mundo. Foi descoberto recentemente, em 1987, Sudoeste da ilha de Madagascar, na Reserva Natural de Andringitra, também foi encontrado alguns exemplares no Parque Nacional de Ranomafana. Sabe-se muito pouco sobre os hábitos deste lêmure, atualmente existem 300 indivíduos. E muitos poucos em cativeiros. Estão ameaçados pela destruição e abate clandestino do seu habitat, que é muito frágil.
3º - Arara-cinza-azulada Cyanopsitta spixii A ararinha-azul ou arara-de-Spix foi considerada pelos Recordes Do Guiness, a ave mais rara do Mundo. O último exemplar desapareceu em Outubro de 2000, e como estas araras viviam em grupos, essa arara (que era um macho) acabou por acasalar com um maracanã (uma espécie de arara). Atualmente existem 60 exemplares em cativeiro, o Brasil detém a propriedade de apenas 8, os outros estão em coleções particulares e sujeitos a contacto nulo com os outros exemplares, não permitindo a reprodução. Como podem ver foto esta arara tem características únicas. O azul é de um tom diferente e com algumas penas cinzentas e o bico é menor que das outras espécies. Pode atingir 56 cm, pequeno comparando com outros primos mais conhecidos.
2º - Golfinho-de-baiji Lipotes vexillifer Esta espécie é encontrada ao longo de 1.700 km das três foz do rio de Yangtze, na China. Pode medir 2.5 metros e pesar 160 kg, e é cego como a maioria dos golfinhos de rio guiando-se apenas por uma espécie de radar. O número de golfinhos caiu drasticamente de 6.000 nos 1950 a 400 em 1984. Agora somente 5 animais remanescem, é o mais raro cetáceo e o mais raro mamífero do mundo e já foi considerado o animal mais raro. A reprodução em cativeiro é nula, apenas existindo um macho solitário, chamado Qi Qi. O pior é saber que a qualquer momento este golfinho poderá extinguir de um momento para o outro.
1º - Po′uli Melamprosops phaeosoma Se surpreendeu com o golfinho-de-baiji? Então veja esta. Po′uli, assim chamado no Havaí, é uma ave que a qualquer hora se vai extinguir, porque só existe nada mais nada menos que 3 exemplares. Uma equipe de biólogos está a tentar capturar os 3 indivíduos para um projeto de reprodução em cativeiro. A ave foi descoberta apenas em 1973, no vulcão de Haleakala, em Maui, a espécie já estava reduzida a algumas centenas. *Atualmente é provável que já esteja extinta

 


 

 

11 Curiosidades sobre Sexo

 

1. No Peru, existe um partido político exclusivo para gays, prostitutas, transexuais, travestis e lésbicas.
2. Na Espanha, surgiu um aparelho comandado por computador, para provocar orgasmos em homens, e está para lançar um protótipo para mulheres...
3. No Sri Lanka, rapazes de 16 a 19 anos são abordados por senhoras europeias ricas, que pagam para ficar hospedadas na casa das respectivas famílias, dormindo nos seus quartos.
4. Na Alemanha foi inaugurado um museu do erotismo, chamado Mundo das Fantasias Eróticas, com uma área de 1.800m2 e 3.000 objetos em exposição.
5. Na Inglaterra, um fabricante produziu um boneco gay de 32cm, que se tornou um enorme sucesso de vendas na Europa e no Japão.
6. Uma empresa americana criou uma boneca de silicone de 5 mil dólares para a prática do sexo. Num ano e meio foram vendidas mais de cinco mil unidades. Um artigo sobre a boneca dizia: Mulheres lindas e obedientes, que não gostam de conversar sobre a relação e aceitam sexo sem envolvimento. uma fantasia de milhões de homens neste início de milênio pode ser satisfeita com facilidade.
7. A tribo Caramoja, do nordeste do Uganda, amarra um peso na ponta do pênis para alongá-lo. Às vezes, o membro fica tão comprido que o dono tem de enrolá-lo para cima.
8. O clássico da literatura indiana, O Jardim Perfumado, conta a história de um homem que ficou com o pênis ereto durante 30 dias, sem parar, só a comer cebola. O Kama Sutra diz que muitos ovos fritos na manteiga e depois mergulhados no mel fazem o membro ficar ereto por uma noite inteira.
9. Os aborígenes do deserto do Kalahari têm o pênis semi-ereto o tempo todo.
10. Embora as mulheres fiquem 30% mais ativas sexualmente durante a lua cheia e prefiram fazer amor às 11 horas da noite, o estrogênio e a testosternona atingem o seu pico ao cair da tarde.
11. Os antigos Egípcios já usavam preservativos, no entanto o método de contracepção mais utilizado era um supositório vaginal feito mel e língua de crocodilo.

 


 

 

38 Curiosidades sobre o Corpo Humano

 

 

1. É verdade que não se consegue digerir o chiclete, mas se engolires um, ela não se cola ao estômago, por isso, não faz mal engoli-lo.
2. Ao lamber um selo se consome 1 décimo de caloria.
3. O nosso estômago tem de produzir uma
nova camada de muco de 2 em 2 semanas. Caso contrário digeria-se a ele próprio.
4. É impossível espirrar com os olhos abertos. (NÃO TENTEM ISTO
EM CASA).
5. As pessoas inteligentes têm mais cobre e zinco no cabelo.
6. O músculo mais potente do corpo é a língua.
7. É impossível suicidar-se parando a respiração.
8. Os nossos olhos são sempre do mesmo tamanho, desde o nascimento, enquanto que as orelhas e o nariz nunca param de crescer.
9. É impossível lamber o cotovelo.
10. O suor não tem odor. São as bactérias da pele que criam o cheiro.
11. Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos.
12. Se gritares durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, a energia libertada é igual à necessária para
aquecer uma chávena de café.
13. O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para esguichar o sangue a uma altura de 9 metros.
14. Os destros vivem em média 9 anos a mais do que os canhotos.
15. Uma pessoa pisca os olhos aproximadamente 25 mil vezes por dia.
16. Se as doenças do coração, o cancro e os diabetes fossem erradicados, a expectativa de vida do homem seria de 99,2 anos.
17. A cada ano, 98% dos átomos do nosso corpo são substituídos.
18. O crânio tem 29 ossos.
19. As unhas da mão crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as do pé.
20. Os pés possuem um quarto dos nossos ossos.
21. 15 vezes ao dia é o número médio de vezes que um adulto normal dá risada. No entanto uma criança ri em média 400 vezes por dia.
22. 4 kg é o peso do cérebro humano. Este consome 25% do oxigênio que respiramos.
23. Uma pessoa normal tem á volta de 1460 sonhos por ano.
24. Todos temos 300 ossos quando nascemos, mas chegamos a adultos apenas com 206.
25. A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.
26. Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com um frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.
27. Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.
28. O intestino delgado mede entre 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metros, mas é 3 vezes mais largo.
29. Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.
30. O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde a metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sair minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.
31. Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.
32. Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.
33. Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.
34. O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.
35. Você fala sem pensar? Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h!
36. O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.
37. Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.
38. Numa vida, um ser humano passa, em média, 8 anos em filas de espera.

 


 

Curiosidades da Fórmula 1

 

Alguns dados curiosos que fazem parte do mundo mágico — e caro — da Fórmula 1.
* 605kg é o peso mínimo do carro com tanque vazio e o piloto dentro.
* 2kg é o que um piloto perde, em média, por GP.
* 352 toneladas de equipamentos são transportados para os GPs fora da Europa, por aviões de carga.
* 95kg é o peso de um motor V8 de F-1, um dos mais leves do mundo.
* O câmbio tem 7 marchas, mais a ré, raramente é usada.
* 2,6 segundos é o tempo que um F-1 leva para fazer de 0 a 100 km/h.
* 362 km/h é a maior velocidade atingida num GP atualmente.
* 2000 trocas de marcha são feitas durante um GP de Mônaco, o mais exigente para o câmbio.
* 19 000 rotações por minuto é o giro máximo de um motor numa corrida.
* 2 segundos é o tempo que um F-1 a 200 km/h leva até parar completamente numa freada.
* 20 000 km são percorridos por um F-1 por ano, somando testes, treinos e corridas.
* 25 botões estão no volante do carro, cada um para um comando específico.
* 55ºC é a temperatura média dentro do cockpit.
* 1000ºC é a temperatura do freio de F-1 quando exigido em seu limite.
* US$ 5000 é o preço de um único jogo de quatro pneus.
* 60 000 pneus são utilizados numa temporada.
* 80 funcionários por equipe comparecem em cada GP.
* 40 Tvs de plasma ficam nos motorhomes das maiores equipes.
* 40 quilômetros de cabos elétricos/eletrônicos fazem funcionar toda a parafernália de equipamento das escuderias.
* 100 quilos de macarrão são servidos nos boxes da Ferrari.
* 1800 pãezinhos são devorados no camarote da BMW, em cada GP.

 


 

15 Fatos curiosos e pouco conhecidos da ciência

 

Veja abaixo as curiosidades da ciência...
1. Um iceberg contém mais calor do que um palito de fósforo acesso. A razão é o tamanho da inclinação do iceberg;
2. Respiração das cavernas. Elas inspiram e expiram uma grande quantidade de ar quando a pressão barométrica da superfície muda, e o ar avança dentro ou fora procurando equilíbrio;
3. Apesar das chances de ser atingido por um meteorito serem bem pequenas, existem de alguns casos documentados: Em 21 de junho de 1994, Jose Martin, da Espanha, estava dirigindo com sua esposa perto de Madrid, quando um meteoro de 1,4 quilogramas bateu em seu pára-brisa, inclinando a roda dianteira e parando no assento traseiro. Martin teve um dedo quebrado enquanto sua esposa saiu ilesa;
4. Quando uma nova abelha rainha aparece na colméia, ela “pia” ( cantando repetidamente um SOL sustenido ou nota LÁ) para incitar suas abelhas subordinadas a brigarem por ela, caso uma outra rainha da colméia queira matá-la;
5. Existe uma hipótese de que o sol tem uma companheira que está a 1 e 1.5 anos luz de distância. Acredita-se que tem uma órbita elíptica que, a cada 26 milhões de anos, envia matéria em direção à Terra causando extinção em massa. A estrela, se existir, é possivelmente uma anã vermelha ou marrom. Seu o nome seria Nemesis ou “Estrela da Morte”;
6. Fulgurito é o nome para um fóssil de relâmpago. Eles são tubos de vidros naturais e côncavos formados de quartzo de areia, ou sílica, e são formadas quando um relâmpago, com a temperatura de pelo menos 1.800°C, derrete instantaneamente a sílica em uma superfície condutiva e gruda os grãos entre si;
7. Quando Anders Celsius (1701 – 1744) criou a escala de Celsius, inventou de forma contrária que, o 0°C seria o ponto de ebulição da água e 100°C seria o ponto de congelamento. Isso foi revertido no ano de sua morte por Carolus Linnaeus;
8. Quando derruba-se bolas de vidro e aço em uma superfície muito dura e rígida, elas irão pular mais alto que bolas de borracha. A razão é que bolas de borracha se deformam no impacto, achatando na superfície e voltando;
9. A 65 milhões de anos, um meteoro colidiu em Chicxulub, no México, causando megatsunamis a milhares de metros de altura. Especula-se que este impacto seria a primeira causa da extinção de dinossauros;
10. O som viaja muito mais rápido no aço do que do ar: O som percorre em 5100 m/s direto do aço, 1480 m/s da água e 330 m/s do ar;
11. A maioria dos icerbergs é de água doce causados pelas geleiras do continente. Alguns icebergs da água do mar existem – e são verdes. Quando um iceberg pega água do mar, cria listras verdes. A água normal congela mais rápido em um iceberg podendo causar listras azuis;
12. O som do estalo de um chicote é na realidade um estrondo supersônico – é porque a ponta do chicote fica mais rápido do que a velocidade do som. O chicote foi o primeiro invento do homem capaz de ultrapassar a barreira do som;
13. Atualmente a Terra está no meio de uma ‘idade do gelo’ que começou por volta de 2,58 milhões de anos atrás. Nós estamos no período interglacial que começou entre 10,000 e 15,000 anos atrás e pode durar mais de 50,000 anos, antes da glaciação global começar novamente;
14. A companhia de software para vídeo game Nintendo começou seus negócios em 1889 como “Nintendo Koppai”. Sua primeira produção? Baralhos;
15. O primeiro reator nuclear do mundo foi construído em uma quadra de squash/tênis debaixo de um estádio de futebol em Chicago, em 2 de dezembro de 1942. Embora só gerasse força suficiente para a acender um holofote, foi provado que a energia nuclear era possível.