Dicas de Limpeza para seu celular e computador

Translate this Page
ONLINE
3


 

 


Dicas de Limpeza para seu celular e computador

 

 

Como limpar telas touchscreen

com e sem películas? Aprenda


 

As telas touchscreen vieram para revolucionar os celulares com suas multifuncionalidades. Apesar dos diversos benefícios, esse modelo de display suja com facilidade, fica cheios de marcas de dedo e até suor. E como limpá-los corretamente? O TechTudo pode te ajudar nessa missão. Basta ter por perto um pouco de água, um pano de microfibra e seguir o passo a passo abaixo.

 

 

Como limpar corretamente a tela do seu dispositivo móvel (Foto: Lívia Dâmaso)Como limpar corretamente a tela do seu dispositivo móvel (Foto: Lívia Dâmaso/TechTudo)

 

Passo 1. Desligue o seu dispositivo ou deixe a tela dele apagada para que veja a sujeira com mais facilidade;

Desligue o seu dispositivo móvel (Foto: Lívia Dâmaso)Desligue o seu dispositivo móvel (Foto: Lívia Dâmaso/TechTudo)

Passo 2. Passe levemente o pano de microfibra (ou um pedaço de uma camiseta de algodão) em movimentos de dentro para fora até deixar a tela sem marca nenhuma;

Limpando o smartphone com pano de microfibra (Foto: Lívia Dâmaso)Limpando o smartphone com pano de microfibra (Foto: Lívia Dâmaso/TechTudo)

Passo 3. Se sobrar alguma sujeira, molhe um pedaço do pano e passe novamente em movimentos de dentro para fora;

Limpando o smartphone com pano de microfibra (Foto: Lívia Dâmaso)Limpando o smartphone com pano de microfibra (Foto: Lívia Dâmaso/TechTudo)

Passo 4. Para secar, basta passar a parte seca do pano novamente na tela. Pronto! Seu dispositivo está limpo.

Limpando o smartphone com pano de microfibra (Foto: Lívia Dâmaso)Limpando o smartphone com pano de microfibra (Foto: Lívia Dâmaso/TechTudo)

 

O usuário também pode optar por kits e soluções de limpezas próprios para a tela de touchscreen, como o iKlenz, que é recomendado pela Apple. Há algumas medidas, entretanto, que o usuário nunca deve usar para limpar a tela do seu tablet ou smartphone. Produtos químicos usados na limpeza da casa, com amônia ou à base de álcool, estão proibidos. O único líquido que deve e pode ser usado, ainda assim em quantidade muito pequena, é água.

Outra medida que não deve ser tomada é a utilização de papel toalha, lenço de papel ou algum pano que não seja 100% algodão. Eles podem riscar a tela touchscreen. Por fim, o usuário deve ficar alerta a quantidade de água utilizada, restrita ao necessário para deixar o pano de microfibra úmido. Mesmo que agora você saiba que deixar o seu dispositivo limpo é rápido e simples, não abra mão da película protetora de tela. Ela evita riscos e conserva o seu celular.

 

Fonte: techtudo.com.br

 


 

 

Como aplicar película de proteção na

tela do seu celular e evitar bolhas de ar

 

 

 

Aplicar película de proteção na tela do celular ou tablet exige paciência e cuidado para que não sejam formadas bolhas de ar. Para mantê-la efetiva e evitar arranhões por contato com outros objetos ou em quedas, siga os passos abaixo.

 

 

Passo 1. Desligue o aparelho;

Para aplicar a película em segurança, o smartphone deve estar desligado  (Foto: Foto:Marcela Vaz/TechTudo)Para aplicar a película em segurança, o smartphone deve estar desligado (Foto:Marcela Vaz/TechTudo)

Passo 2. Limpe bem a tela, especialmente os cantos, com um tecido de algodão, como uma flanela. Para garantir a higiene total do local, use um spray de limpeza apropriado. Evite ao máximo encostar os dedos na tela;

Higienize completamente a tela do celular com um tecido de algodão limpo  (Foto: Foto: Marcela Vaz/TechTudo)Higienize completamente a tela do celular com um tecido de algodão limpo (Foto: Marcela Vaz/TechTudo)

Passo 3. Em seguida, desgrude a película da embalagem usando a borda de proteção destacada;

Manuseie a película usando a aba destaca para evitar manchas (Foto: Foto:Marcela Vaz/TechTudo)Manuseie a película usando a aba destaca para evitar manchas (Foto: Marcela Vaz/TechTudo)

 

Passo 4. Para colocar a película, tome um dos cantos da tela como ponto de referência e comece a aplicação de ponta a ponta com cuidado. Algumas delas vêm acompanhadas de uma espátula pequena para auxiliar sua fixação;

Aplique a película na tela de fora a fora (Foto: Foto: Marcela Vaz/TechTudo)Aplique a película na tela de fora a fora (Foto: Marcela Vaz/TechTudo)

Passo 5. Se você não tiver uma espátula, pode garantir a fixação passando os próprios dedos. Se a tela apresentar bolhas de ar, passe a flanela por cima até desaparecerem. Se as bolhas persistirem, retire a película e aplique-a novamente;

Fixe bem a película para evitar o aparecimento de bolhas (Foto: Foto: Marcela Vaz/TechTudo)Fixe bem a película para evitar o aparecimento de bolhas (Foto: Marcela Vaz/TechTudo)

 

Passo 6. Proteja o aparelho do contato com outros materiais por alguns minutos, sobretudo de plásticos, para evitar o surgimento de bolhas logo após a aplicação. Ao retirar a película depois de passar muito tempo desde o seu uso inicial, o material costuma perder a qualidade para novas utilizações.
Smartphone com película protetora de tela  (Foto: Foto: Marcela Vaz/TechTudo)Smartphone com película protetora de tela (Foto: Marcela Vaz/TechTudo)
Fonte: techtudo.com.br

 

Como consertar um celular que caiu

na água e parou de funcionar?

 

 

O pior acidente que poderia acontecer com um celular é ele cair na água: seja na pia, vaso sanitário, mar, ou mesmo esquecido no bolso de uma calça que foi para a lavanderia. Geralmente este acidente costuma preceder o fato de você ter que desembolsar por um novo aparelho, porém, se você for rápido o suficiente, ainda pode haver uma chance de salvá-lo. Saiba o que você fazer nessa situação com este guia que o TechTudo preparou para você.

 

 

Demos no Defy um banho bem gelado... (Foto: Juarez Lencioni Maccarini)
Se o seu celular não é à prova d'água, siga as dicas abaixo para tentar resgatá-lo antes de pensar em comprar um novo (Foto: Juarez Lencioni Maccarini)

Passo 1. Retire-o da água imediatamente e, antes de qualquer coisa, resista à tentação de ligar o celular (isso pode causar um curto circuito);

Passo 2. Retire a bateria, abra todos os dispositivos, remova tampas, conectores e tudo que possa ser retirado ou aberto para secá-lo melhor. Se o dispositivo for do tipo GSM, remova o chip SIM também.

Caso o celular tenha caído em água salgada é importante lavá-lo em água doce (após extrair bateria e complementos) antes de continuar o processo;

Passo 3. Agora que você já retirou bateria e o cartão SIM, seque o aparelho e os seus acessórios imediatamente. Você pode usar uma toalha de papel ou de tecido macio. Se tiver à mão, utilize um compressor de ar ou aspirador de pó para tirar toda a umidade.

Importante: nunca usar secador de cabelo ou algum tipo de máquina que provoque aquecimento do aparelho, pois ele pode danificar os circuitos por completo;

Passo 4. Agora que já tirou toda a água possível, o ideal é que use um dessecante para tirar a umidade restante. A escolha mais simples é arroz cru. Encha uma tigela até uma altura que seu aparelho não fique visível. Insira o aparelho e mude-o de posição até a hora de dormir. Deixe até o dia seguinte.

Tirando a umidade do celular (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)
Tirando a umidade do celular (Foto: Reprodução/
Teresa Furtado)

Se você estiver preocupado com o pó do arroz, outra alternativa é o gel de sílica. Se não o tiver em casa, use o que tiver em mãos para não perder o seu aparelho. Químicos para tirar umidade de armário também funcionam;

Passo 5. No dia seguinte, retire o aparelho da tigela e coloque sobre papel toalha ou algo que absorva água e você consiga visualizar umidade. Deixe-o lá de quatro a seis horas. Passado o período, se onde ele ficou apresentar sinais de água, repita novamente o processo a partir do passo 3;

Passo 6. Certo de que não haja mais nenhum resquício de água, chegou a hora de testar o telefone. Passadas 24 horas do período em que iniciou o processo, coloque a bateria, o cartão SIM e os outros itens e tente liga-lo.

Se o celular não ligar

Passo 7. Conecte-o no carregador. Se isso funcionar, você vai precisar de uma bateria nova, pois este é o item mais provável de dar defeitos devido ao curto-circuito realizado quando o aparelho caiu na água (pelo menos tente arrumar uma bateria para testar se é isso mesmo, antes de se convencer de que o aparelho está definitivamente morto).

Passo 8. Caso o passo acima não funcione, leve-o a um revendedor autorizado. Muitas vezes eles conseguem resolver o problema. Não omita que ele foi molhado, pois as chances de o problema se solucionado são maiores se eles souberem do ocorrido. Telefones mais modernos vêm com dispositivos que denunciam se o aparelho caiu ou não na água, então nem tente mentir.

Passo 9. Se não tiver jeito, infelizmente você precisará de outro aparelho.

 

Fonte: techtudo.com.br

 




Como tirar riscos da tela do celular;

conheça algumas dicas caseiras

 

A tela de um celular é uma de suas partes mais sensível e que poucas estão livres dos riscos ou arranhões. A melhor medida, claro, é evitá-los com películas, não deixar o celular jogado na bolsa com outros objetos, como moedas e chaves, e nem guardá-lo no bolso. Arranhou seu celular e agora? Confira as dicas de como tirar os riscos da tela do celular.

 

 

Os riscos nas telas incomodam muitos donos de celulares (Foto: Divulgação/Samsung)Os riscos nas telas incomodam muitos donos de celulares (Foto: Divulgação/Samsung)

Borracha escolar


Aquelas borrachas que usamos para apagar textos a lápis é outro material que tira riscos do visor do seu celular. Basta esfregar levemente a borracha sobre o risco na tela. Depois, é só limpar a superfície e conferir o resultado. Se ainda restarem alguns arranhões, é só repetir o processo até eles sumirem.


Vaselina


Este é outro material usado no combate contra os riscos nos visores. Aplique uma gota de vaselina em um pedaço de algodão ou cotonete e esfregue por toda a tela por mais ou menos dois minutos e retire o excesso. Os riscos sumirão devido à densidade ótica da vaselina que se iguala a densidade da tela. Outros materiais, como silicone em pasta e óleo de soja (aqueles usados na cozinha), podem substituir a vaselina. Entretanto, eles não possuem a mesma eficácia e oferecem mais ameaça de danos na tela.

 

Creme dental


Pode parecer estranho e até engraçado, mas o creme dental ajuda a amenizar os riscos das telas. Com um pedaço de algodão ou um cotonete com a pasta dental (não pode ser em gel), você deve esfregar suavemente sobre a tela do seu celular por cerca de cinco minutos até que não reste nenhuma partícula do creme dental. Se restar algum arranhão no visor, tente repetir o processo. Entretanto, não é indicada a utilização deste processo por muitas vezes seguidas, pois pode comprometer a camada de verniz que protege a tela. Pode também comprometer o brilho do visor deixando-o fosco.

 

Displex


Este é um produto especial para tirar os arranhões das telas. Trata-se de uma pasta polidora que diminuem os riscos. Basta aplicá-la no local riscado, polir com um pedaço de algodão, cotonete ou um pano macio durante três minutos e retirar o excesso. Para alcançar melhores resultados, repita o processo mais uma vez. Importante ressaltar que o produto não deve ser usado constantemente, pois ele pode danificar a tela.

 

Lixa de água 1600 e pasta de polir


Este é um processo curioso, mas bastante eficaz. Lixe a superfície com uma lixa de água 1600 e limpe toda a tela com uma estopa. Aplique um pouco de pasta de polir branca (encontradas facilmente em casas de tintas) e passe na tela com movimentos retos, nunca circulares. Limpe novamente o display com uma estopa limpa. Se for necessário, repita a operação do polimento com a estopa, sem lixar novamente. O resultado fica muito bom.

 

Mas, como já diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Sendo assim, invista em capas e películas protetoras. São baratas e garantem a maior durabilidade do aparelho.

 

Fonte: techtudo.com.br


Como limpar o teclado do desktop

e do notebook?


Limpar o teclado é fundamental, mas nem sempre sabemos como fazer a higienização da maneira certa. O periférico acumula, além de poeira e farelos de comida - que usuários um pouco menos cuidadosos podem deixar cair -, mais bactérias que um vaso sanitário. Por este motivo, o TechTudo explica como fazer a limpeza da melhor forma possível. Atenção: o ideial é repetir o processo a cada três meses.

 

Para limpeza do teclado, um pano limpo é fundamental (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)Para limpeza do teclado, um pano limpo é fundamental (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)

 

 

Teclado do PC

Se seu teclado não aparenta estar muito sujo e você julga que uma limpeza simplificada é suficiente, desligue-o do gabinete e forre uma superfície com jornal. Em seguida, vire o equipamento com as teclas para baixo e sacuda um pouco para que a sujeira no papel.

Em seguida, com um spray de ar comprimido (cujo preço varia entre R$ 18 e R$ 50) aplique um jato na direção dos resíduos mais insistentes. Então, repita o processo anterior, sacudindo mais um pouco em cima do forro montado.

Com o excesso de resíduos já eliminados, o próximo passo é utilizar um aspirador de pó e utilizá-lo entre as teclas. Para a superfície do teclado, use um pano umedecido e passe nas teclas e carcaça. Não pressione para não desgastar os possíveis adesivos que marcam as letras e símbolos correspondentes de cada peça, além de não correr o risco de degradar algum contato eletrônico. Para acessar os espaços que a flanela não consegue chegar, como curvas e linhas de design ou as laterais das teclas, use um cotonete umedecido.

 

 

Cotonete é perfeito para limpar entre as teclas (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)Cotonete é perfeito para limpar entre as teclas (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)

No entanto, se o caso for mais grave e seu teclado estiver necessitando de uma faxina profunda, a medida é retirar cautelosamente as peças do periférico. Evite arrancar a tecla de espaço, shift, enter e tab. Elas são grandes e os artifícios de colocação e estabilidade são mais complicadas.

Antes deste procedimento, fotografe ou mapeie o teclado para registrar a ordem das teclas e, assim, conseguir fazer a reposição posteriormente. Feito isso, impulsione delicadamente as teclas para fora com uma chave de fenda. Limpe o interior da carcaça com um pano umedecido, ar comprimido ou com o uso de cotonetes novamente.

No caso de manchas ou outros resíduos, pode-se recorrer ao álcool isopropílico diluído em água. Álcool etílico e soluções abrasivas não são recomendados. Água em excesso também pode ser prejudicial. Utilize-a apenas em um pano macio e sem fiapos, de forma que o material fique umedecido.

Lojas de informática comercializam produtos específicos para limpeza em componentes eletrônicos, porém, alguns fabricantes dizem o que é possível ou não usar em seus manuais de instrução. É sempre importante que você siga essas recomendações antes de começar qualquer procedimento invasivo como estes. Agora, se nada der jeito no seu teclado, o jeito é comprar um novo.

 

Teclado do notebook

A limpeza de notebooks exige um procedimento menos trabalhoso, pois como é um computador portátil, não há como retirar suas peças e recolocá-las com segurança. Dessa forma, o melhor na hora de limpar as teclas do seu laptop é utilizar um pano umedecido que não seja áspero para a superfície do teclado. Para os espaços entre as peças o recomendado é um pincel macio.

 

Pincel é ideal para teclado com mais espaços entre as teclas (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)Pincel é ideal para teclado com mais espaços entre as teclas (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)

Para completar, use uma latinha de ar comprimido para retirar a sujeira remanescente e insistente que podem estar acumuladas no fundo do teclado ou um cotonete. Mais uma vez, é recomendada a consulta ao manual do usuário para saber as preferências do fabricante. E um lembrete obrigatório: desligue o aparelho da tomada e retire a bateria antes de qualquer intervenção.

 

Fonte: techtudo.com.br


Como limpar a tela do monitor do seu computador

 

A superfície dos monitores CRT (aqueles de tubo) é de vidro e bem resistente, e por isso nunca foi difícil limpá-lo. No entanto, com os novos monitores de LCD, a história é bem diferente: o material é mais sensível e requer cuidados extras na hora de se fazer a limpeza.

 

TV monitor Samsung com tela de 21,5 polegadas (Foto: Reprodução) (Foto: TV monitor Samsung com tela de 21,5 polegadas (Foto: Reprodução))Deixe seu monitor bem limpo, veja as dicas para uma boa limpeza na tela (Foto: Reprodução)

Antes de tudo, esqueça todos os produtos químicos, sejam eles detergentes, desinfetantes e qualquer coisa que contenha álcool etílico, acetona, amônia ou tolueno. Usar esses produtos pode danificar seriamente a tela da sua televisão ou do seu monitor. Além disso, é proibido o uso de toalhas de papel, papel higiênico ou mesmo camisetas. Com eles você pode acabar riscando a tela, e aí não tem volta.

Antes de começar, separe os materiais necessários para a limpeza: pano liso e limpo, pincel, algodão e água. Só isso.

Passo 1. Desligue o monitor para que você possa observar com mais atenção as condições da tela. Faça isso em um ambiente bem iluminado, assim fica mais fácil identificar a sujeira.

Passo 2. Comece a limpeza pelas bordas do monitor, sem medo de esfregar com força, já que o material é resistente. Só é preciso tomar cuidado para não deixar o pano escapar e, sem querer, você apertar a tela com força.

 

 

Comece a limpeza pelas bordas (Foto: Gustavo Ribeiro)Comece a limpeza pelas bordas (Foto: TechTudo/Gustavo Ribeiro)

Passo 3. Retire qualquer resíduo sólido, de preferência usando algum tipo de pincel. Faça isso para não esfregar a sujeira e criar algum tipo de mancha ou arranhão.

Passo 4. Se você identificar apenas poeira sobre a tela, utilize apenas um pano seco para retirar o pó. Nesses casos, o pano já é suficiente. Apenas tome cuidado para não fazer muita pressão sobre a tela.

 

 

Use o pano para retirar a poeira (Foto: Gustavo Ribeiro)Use o pano para retirar a poeira (Foto: TechTudo/Gustavo Ribeiro)

Passo 5. No caso de a tela estar com manchas de dedos – o que é bastante comum –, você vai precisar de uma limpeza mais consistente. Para isso, compre algum material específico para limpeza de monitores, facilmente encontrado em lojas de informática. Se você não tiver ou não quiser comprar, a água é suficiente (apenas quando a sujeira não seja tão espessa).

Passo 6. Molhe levemente o pano ou o algodão. Lembre-se de jamais espirrar água diretamente na tela.

Passo 7. Passe o pano ou algodão com delicadeza para não ter perigo de danificar a tela.

 

Use algodão úmido para limpar melhor (Foto: Gustavo Ribeiro)Use algodão úmido para limpar melhor (Foto: TechTudo/Gustavo Ribeiro)

Passo 8. Se você usou algodão, retire eventuais fiapos que ficaram na tela. Faça isso com um pano seco.

Pronto! Seu monitor ou televisão já está mais limpo. Repita o processo sempre que desejar, sem problemas.

 

Fonte: techtudo.com.br