Manutenção do seu carro

Translate this Page
ONLINE
3


 

 


Manutenção do seu carro

 

Troca de óleo 

Deve ser feita a cada 5 mil ou 7,5 mil quilômetros (dependendo do fabricante do automóvel).



Filtro de óleo

Deve ser substituído a cada duas trocas de óleo (uma sim e uma não). Também varia: a cada 10 mil ou 15 mil km, de acordo com a recomendação do fabricante.



Alinhamento e balanceamento

A cada 15 mil km, é necessário fazer o alinhamento e balanceamento das rodas.



Limpeza do sistema de injeção (bicos)

A cada 15 mil km, é recomendável fazer essa limpeza. Principalmente nos carros flex, pois o  álcool cria uma borra  nos bicos que causa falhas no motor ou consome mais combustível.



Ar condicionado

A limpeza do sistema do ar condicionado também deve ser feita a cada 15 mil km, assim como a troca do filtro.



Velas

O jogo de velas deve ser substituído aos 30 mil km.



Correia dentada

A correia dentada e o tensor da correia devem ser substituídos a cada 60 mil km, com o risco de, se ela arrebentar, comprometer o motor definitivamente.



Freios e embreagem

Pastilha de discos e de embreagem variam muito, de acordo com a maneira de dirigir e o tipo de percurso. Quando estiver abaixo de 5 mm, precisa ser trocada. Mais ou menos, entre 20 e 30 mil km.



Pneus

Avalie o sulco dos pneus. O novo tem 8 mm. Abaixo de 3 mm ou 2 mm é coloque um jogo novo. Ou, ao menos, dois. Outra maneira de saber se é hora de trocar é observando um carocinho interno. Se estiver aparente, estão gastos. Os pneus duram cerca de 45 mil km.



Amortecedores e molas

Outra peça que varia muito, de acordo com a utilização do carro (se carrega muito peso) e o terreno que percorre (se é muito acidentado). A média de vida é de dura 45  a 50 mil km.



Fluído de freio

É recomendável sempre avaliar o nível. E, mesmo que esteja normal, substitua a cada 45 mil km ou a cada 2 anos.



Líquido do arrefecimento

A água do radiador é outro item que o motorista precisa ficar atento se está no nível adequado. E, a cada 30 mil km, faça a limpeza do compartimento e a troca desse líquido.



Fluído da direção hidráulica

O fluído da direção hidráulica não precisa ser trocado, mas, por prevenção, observe periodicamente se ele está vazando

 

 


 

 

Carros: veja 13 dicas para economizar com combustível, manutenção e seguro

 

 

 

SÃO PAULO - Os carros são uma das maiores paixões dos brasileiros. Muitos, quando pequenos, colecionam miniaturas de veículos, sonhando com os carrões que terão quando se tornarem adultos. Os mais afortunados ganham o primeiro automóvel de presente quando completam 18 anos. Outros começam a trabalhar com o principal objetivo de comprar um.

Porém, esse sonho gera muitas despesas, que nem todos os bolsos podem arcar. Sem planejamento e alguns cuidados, a pessoa pode até juntar dinheiro suficiente para comprar um carro, mas poderá acabar endividada, por não conseguir pagar o seguro, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ou a manutenção.

Compra consciente O problema muitas vezes já começa na hora da compra, já que muitas pessoas se esquecem que as parcelas não serão os únicos gastos que um carro irá gerar. Por isso, a primeira dica para economizar dinheiro com o veículo é se informar sobre a alíquota do IPVA, os preços de estacionamento perto do trabalho ou de outros lugares que costume frequentar, além de estimar os gastos com combustível.

  • Além desses gastos, pagar um seguro é muito importante, mas seu valor está entre as despesas que mais pesam no bolso do motorista. Mesmo assim, algumas mudanças de comportamento podem ajudar a diminuir o preço. Confira algumas: Na hora de fazer o contrato, diga a verdade. Caso contrário, poderá ter problemas para receber a indenização, em caso de sinistro;

Procure sempre deixar o carro em uma garagem ou estacionamento. Isso diminui o risco de roubos e, consequentemente, o preço do seguro;

Se o carro possui um dispositivo antifurto, informe à seguradora. Isso também contribui para abater o valor.

  • Economia no combustível Mudanças de comportamento também podem contribuir para a economia de combustível. Para isso, é importante obter a maior eficiência do motor: Evite o uso desnecessário de dispositivos elétricos, como o rádio e o GPS, pois o combustível também é usado para recarregar a bateria;

Não use o carro para trajetos curtos. Ligar o carro com o motor frio, para desligá-lo logo em seguida, aumenta o consumo em 30%;

Nas descidas, o ideal é deixar o carro engrenado, pois, sem carga no acelerador, não há a injeção de combustível, o que continuaria ocorrendo, caso o veículo estivesse em ponto-morto;

Evite viajar com o vidro aberto, pois a resistência do ar faz com que o consumo seja maior.

  • Além dessas dicas, fazer a manutenção preventiva do carro ajuda a economizar combustível e também diminui os gastos na oficina, já que essa atitude pode ser 50% mais barata do que o conserto. Nesse caso, é bom ficar atento aos os vícios de direção: Não deixe o pé no pedal da embreagem. Isso provoca o desgaste prematuro de peças;

Não deixe a mão apoiada no câmbio, pois isso força o trambulador, peça de ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão;

Não passe por quebra-molas/lombadas com uma roda de cada vez, pois isso provoca uma torção maior da carroceria e pode danificar buchas de suspensão, amortecedores e rolamento;

Ler o manual do carro também pode indicar economia na manutenção, já que fazer a revisão nos períodos indicados pelo fabricante pode evitar que peças se desgastem antes do previsto;

Aquecer veículos novos, com injeção eletrônica, também é uma mania desnecessária, já que a lubrificação e a mistura ar/combustível já estão programadas. 

 


 

 

Conheça várias formas de

economizar no combustível

 

 

 

O blog Meus Gastos publicou uma lista de com algumas dicas para enconomizar mais no combustível. Confira abaixo.

 

1. Pense duas vezes antes de sair procurando o posto mais barato. Se você tiver que andar 15 km para economizar R$ 0,10 por litro, provavelmente terá gasto todo seu “lucro” no caminho.
2. Pise no acelerador de forma suave. Quanto mais você pisa no acelerador maior é a quantidade de gasolina que você envia para o motor.
3. Prefira andar com o carro de janelas fechadas. Nestas condições você melhora a aerodinâmica do carro que se refletirá em economia para você.
4. Preste atenção no trânsito. Não adianta acelerar se você vai ser o primeiro a chegar no sinal fechado.
5. Uma boa dica para saber se você anda pisando demais no acelerador é analisar se você pisa demais no freio. Além de gastar sua pastilha de forma desnecessária, todo seu esforço para atingir a velocidade é perdida.
6. Respeite seu conta-giros. Trocar marchas antes ou depois da hora gasta mais combustível. O ideal é que você fique na rotação de torque máximo do seu carro (no manual do fabricante você descobre isso).
7. Verifique quando deve trocar oléo e filtros de ar, e troque sempre de acordo com o manual do fabricante.
8. Retire o bagageiro do carro quando não for utilizado. Ele piora a aerodinâmica aumentando o consumo.
9. Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.
10. Quando atingir a velocidade desejada, alivie o pé. O ideal é que seu pé pressione o acelerador apenas o necessário para manter a velocidade.
11. Otimize sua rota. Antes de sair de casa pense qual o melhor trajeto a percorrer, evitando andar mais que o necessário.
12. Faça sempre a revisão do seu carro. Um motor desregulado pode aumentar em 60% seus gastos com combustível.
13. Sempre que possível vá a pé. É limpo, melhora sua saúde e te economiza no carro, academia e no médico.
14. Carregar peso aumenta o consumo. Então nada de levar compras para passear.
15. Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo, sem considerar o desgastes dos freios, suspensão, pneus…
16. Procure caminhos alternativos. Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-para dos engarrafamentos.
17. Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos.
18. Porque não utilizar transportes coletivos? Economiza dinheiro, evita estresse de dirigir no trânsito congestionado das grandes cidades e muitas vezes é mais rápido!
19. Procure conhecer as opções para seu dia-a-dia.
20. Se o carro para você é indispensável, procure outras pessoas que fazem o mesmo trajeto que você.
21. O excesso de velocidade, além dos problemas de segurança, aumenta o consumo. 22. O Centro de Pesquisa da Petrobrás realizou testes que indicaram um aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80km/h.
23. Assim como é importante você anotar seus gastos para ter controle da sua vida financeiro, é importar anotar o consumo do seu carro para saber como ele anda! Tenha uma planilha onde você anota o valor percorrido e quantos litros você consumiu. Mas lembre-se, para funcionar, você deve sempre completar o tanque.
24. Evite andar com o carro na reserva. Além de correr o risco de parar no meio do caminho, você força a bomba de combustível (que irá queimar com o tempo) e irá consumir mais combustível. Sim, seu carro é mais econômico com o tanque cheio.
25. Matenha seus pneus sempre calibrados. Alguns psi a mais ou menos podem fazer uma boa diferença no final do mês.
26. Em dias frios, desligue o ar condicionado.
27. Hoje em dia carro não precisa mais ser esquentado. Evite perder um tempo precioso dentro de casa (mas sim, conforme o motor aquece o carro fica mais econômico).
28. Esta é para você que mora nos grandes centros urbanos. Não perca tempo procurando a vaga perfeita nas ruas. A experiência mostra que você irá dar voltas e mais voltas em busca de vagas.
29. Para shopping lotados, entre em um corredor e desligue o carro até encontrar alguém saindo.
30. Você já possuí habilitação. Então pare de treinar rampa em subida e utilize os freios.
31. Não descanse seu pé nos pedais. Ainda que leve, o pé sobre o pedal do freio irá diminuir a velocidade do carro.
32. Mesmo em descidas, desça engrenado. Os carros atuais consomem mais gasolina em descida no ponto morto.
33. Antes de abastecer, veja qual posto tem a gasolina mais barata do seu bairro. Na sessão combustíveis do site você encontra o preço de todos os postos de todas as capitais brasileiras e ainda pode ler e deixar comentários sobre seus postos favoritos ou mais suspeitos.

 

FONTE: JORNAL PEQUENO