Madonna

Translate this Page
ONLINE
2


 

 


Madonna


 

1

 

Madonna Louise Veronica Ciccone (Bay City, 16 de agosto de 1958), mais conhecida como Madonna, é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária e produtora musical e cinematográfica norte-americana. Ela se mudou para Nova Iorque em 1977 para seguir a carreira na dança moderna. Após se apresentar nos grupos musicais Breakfast Club e Emmy, ela lançou seu álbum de estreia em 1983. Em seguida, uma série de álbuns bem sucedidos a trouxeram popularidade, quebrando as barreiras do conteúdo lírico da música popular tradicional e da imagem em seus videoclipes, que se tornaram constantemente exibidos na MTV. Ao longo de sua carreira, várias de suas canções se tornaram bastante lembradas e executadas, entre elas "Like a Virgin", "Papa Don't Preach", "Like a Prayer", "Vogue", "Take a Bow", "Frozen", "Music", "Hung Up" e "4 Minutes". Madonna tem sido elogiada pela crítica por suas produções musicais diversificadas que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais.

 

1

 

Sua carreira foi reforçada por participações em filmes que começaram em 1979, apesar dos comentários mistos. Ela ganhou aclamação da crítica e um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical por seu papel em Evita, mas tem recebido duras críticas por outros papéis no cinema. Outras ocupações de Madonna incluem ser escritora de livros infantis, diretora de cinema, produtor,desenhista de moda e empresária, sendo nesta última, tendo destaque com a fundação da Maverick Records em 1992. Em 2007, ela assinou um contrato de 120 milhões de dólares com a Live Nation.

 

1

 

Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a Artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), ela é a segunda mais vendida nos Estados Unidos, atrás de Barbra Streisand, com 64,5 milhões de discos certificados. Em 2008, a revista Billboard numerou Madonna na segunda posição, atrás apenas dos Beatles, na lista de maiores artistas de todos os tempos do Hot 100, fazendo dela a artista solo mais bem sucedida na história das paradas da Billboard. Ela também foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame no mesmo ano. Considerada uma das "25 mais poderosas mulheres do século passado" pela Time por ser uma figura influente na música contemporânea, Madonna é constantemente chamada de "Rainha do Pop" e é conhecida por estar constantemente reinventando sua música e imagem, e por manter um nível de autonomia dentro da indústria fonográfica.

 

1

 

Até hoje, a cantora já visitou apenas dois países lusófonos, Brasil e Portugal.

Brasil

Segundo show de Madonna no Estádio do Morumbi em São Paulo, em dezembro de 2008.

Madonna atuou 7 vezes no Brasil, e é aguardada para mais 4 atuações, totalizando 11.[208] O Brasíl é o país onde ela mais atuou na America Latina.

Madonna atuou no país pela primeira vez com a The Girlie Show em 1993. Foram duas apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro, nos estádios do Morumbi e Maracanã, respectivamente. A cantora arrancou gritos histéricos de centenas de pessoas, que não dormiram, e ficaram durante toda a noite na frente do hotel. Em certo momento, Madonna convidou alguns fãs, que assistiram a um ensaio da tour.

 

1

 

Quinze anos depois, ela voltou ao país com a Sticky & Sweet Tour, que veio a se tornar a tour de maior sucesso já realizada na história da música por um artista solo.[209] No Rio de Janeiro se hospedou no hotel Copacabana Palace, para realizar dois shows no Estádio do Maracanã atraindo um público total estimado em 105 mil espectadores. Em São Paulo, a cantora se hospedou no Hyatt, um dos hotéis mais luxuosos da cidade, para realizar três shows no Estádio do Morumbi. Na capital paulista foram vendidos 75.000 ingressos em apenas 2 dias. Cerca de 200 mil pessoas assistiram aos seus três shows na cidade. Durante essa estadia no país, Madonna conheceu o modelo que mais tarde seria seu namorado, Jesus Luz.

Em 9 de novembro de 2009, Madonna retornou ao Brasil para discutir problemas socias e estudar um projeto de documentário sobre crianças abandonadas. Durante a visita, que durou uma semana, ela visitou a comunidade do Morro Dona Marta, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Em fevereiro de 2010, Madonna esteve novamente no Brasil. Em São Paulo manteve encontro com o então governador do estado José Serra para tratar sobre a implantação de sua ONG Sucess for Kids no Brasil. Deslocou-se depois à cidade do Rio de Janeiro, onde curtiu os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, no centro da capital, ao lado de seu namorado na época Jesus Luz e dos filhos.

Em 2012, Madonna é aguardada para performar 4 shows da The MDNA Tour no país. Serão um show no Rio de Janeiro a ser realizado no Parque Olímpico Cidade do Rock, dois shows em São Paulo, no Estádio do Morumbi e um show em Porto Alegre, no Estádio Olimpico Monumental. Se espera que cerca de 270 mil pessoas assistam em suas apresentações no país.