Estresse no Trânsito - Como evitar?

Translate this Page
ONLINE
3


 

 


Estresse no Trânsito - Como evitar?

 

Dicas para evitar o estresse do trânsito

 

Milhões de brasileiros são barrados diariamente pelo trânsito intenso nas grandes cidades. Por conta disso, não é difícil encontrar motoristas que reclamam de dores musculares, dores de cabeça, entre outras ao fim de uma jornada de horas e horas naquele para e anda. 


- Uma das primeiras coisas que acontece quando estamos diante de um engarrafamento é o nervosismo e a tensão muscular. Com o passar do tempo, essa musculatura fica cada vez mais contraída, dificultando o fluxo sanguíneo, o que pode provocar um processo inflamatório, que dá início à dor - explica o fisioterapeuta especializado em articulações, Marcus Barros, da Associação Brasileira de Fisioterapia Quiropráxica e da Associação Nacional de Quiropraxia.


Para aliviar a tensão e diminuir os ricos de uma dor se tornar um problema crônico, o especialista dá dicas de exercícios que podem ser feitos dentro do carro.

 

01

Aproveite engarrafamentos para alongar

 

Tire proveito do engarrafamento para se alongar. Coloque a palma da mão na orelha direita e faça um movimento suave levando a cabeça em direção ao ombro e segure por 10 segundos. Repita do outro lado. Estique os braços até o volante e entrelace os dedos com as palmas das mãos voltadas para o para-brisa. Permaneça nessa posição por cerca de 10 segundos. Circule o pescoço da direita para esquerda e de cima para baixo. Depois circule os ombros para frente e para trás. Esses movimentos podem ser feito intercaladamente pelo menos umas dez vezes

02

Descanse em postos de gasolina

 

Caso esteja dirigindo há mais de uma hora, tente parar em algum lugar como um posto de gasolina, por exemplo, e movimente-se. Levantar um pouco e esticar as pernas vai ajudar a aliviar as tensões acumuladas pelo estresse. Depois de alguns minutos, estará pronto para seguir viagem.

 

03

Leve uma almofada

 

Se o motorista já sofre com dores lombares, principalmente na hora de dirigir, ele pode e deve fazer uso de um suporte para deixar a coluna mais ereta. Uma almofada é uma solução simples e eficiente.

 

04

Banco com inclinação de 90 graus

 

Para evitar qualquer incômodo, o primeiro passo é sentar-se corretamente. As costas devem encostar por completo no banco, fazendo um ângulo de 90 graus. O ajuste do banco e encosto para cabeça é indispensável. Os braços não devem ficar nem muito esticados, nem muito colados ao volante.

 

05

Tente relaxar

 

Não se esqueça de trabalhar a respiração, inspirando profundamente e, depois, expirando. Esse processo tão simples ajuda bastante a relaxar e encarar o trânsito nosso de cada dia. Se está num local bonito, mesmo dirigindo, dê uma olhada na vista. Isto poderá te fazer sentir-se melhor.

 

06

Bolinhas contra estresse

 

Apertar uma bolinha com as mãos alivia o estresse. As bolinhas são excelentes porque ajudam a fortalecer a musculatura do antebraço e evitam dores.