Carolina - MA

Translate this Page
ONLINE
2


 

 


Carolina - MA

 

Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão

 

 

Quem gosta de desafios e contato de primeiro grau com a natureza vai se sentir em casa. Cachoeiras, trilhas ecológicas e mergulhos em rios de águas cristalinas estão entre as alternativas de passeio na região da Chapada das Mesas.

Chegando em Carolina, o ideal é organizar imediatamente um passeio a Pedra Caída, a cachoeira que reina absoluta na região. O lugar é fascinante e conta com estrutura (bar, restaurante) para um dia inteiro de diversão.

São Romão, Prata e Itapecurizinho são outras cachoeiras que merecem ser visitadas, principalmente por amantes de esportes radicais, como o rappel.

Caminhadas ecológicas em trilhas por meio dos cerrados (vegetação típica da Chapada, equivalente às savanas africanas) e banhos em rios são indispensáveis.

História
Os primeiros colonizadores chegaram em expedições para capturar índios que seriam usados na tentativa de descobrir ouro. Em 1625 chegaram os jesuítas, porém o primeiro lugarejo só foi fundado em 1809. 23 anos depois quase todos os habitantes emigraram para o povoado a 16 km abaixo da foz do rio, onde hoje fica Carolina, o antigo povoado de São Pedro de Alcântara.

Foi elevada à categoria de cidade em 8 de julho de 1859, tendo como seu fundador o piauiense Elias Ferreira Barros, auxiliado pelo goiano Francisco José Pinto Magalhães. Entretanto, antes de ser elevada à categoria de cidade, ocorreram diversos conflitos com outros vilarejos, tanto do Maranhão quanto do estado de Goiás, tais como: Riachão, Pinto de Magalhães e Elias de Barros. Por essa razão, em 20 de janeiro de 1851, o Vigário de Riachão pede ao Vigário Capitular das Dioceses, providências acerca dos limites da sua freguesia, absorvida pela de Carolina. A disputa foi solucionada em de 23 de agosto de 1854.

O nome Carolina se deve à Primeira Imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina Josefa, filha do Imperador da Áustria e primeira esposa de Dom Pedro I.

Paisagem
Cachoeiras, trilhas e paisagens exuberantes fazem parte da Chapada das Mesas, destino pouco explorado que tem muito a oferecer para todos os mochileiros de plantão. O movimento na cidade é bastante grande de julho a setembro. Em julho as praias fluviais do Tocantins aparecem e são invadidas por turistas da região.

Clima
As estações predominantes são o inverno (de setembro a maio, época em que são freqüentes as trovoadas) e o verão (de junho a agosto). O calor é forte durante todo o ano. A temperatura média na cidade é de máximas de 36,6ºC e mínimas de 19,6ºC.

Atrações
Cachoeiras da Pedra Caída, Cachoeiras do Itapecuru, Cachoeiras do Rio Farinha, Praia do Tocantins (mais conhecidas como as praias de Carolina), Ilha dos Botes, Morro das Figuras (com diversas inscrições rupestres), Morro do Chapéu, Morro do Portal, Passagem Funda (caverna onde vive numerosa população de morcegos).

Lendas
No imaginário do povo local, as águas caídas da Cachoeira da Pedra Caída que formam um lago são afrodisíacas. Também há histórias da aparição de OVNIS nas cachoeiras do Itapecuru, onde uma mulher foi "atacada". O caso já levou até ufólogo à cidade e região.

Dados
População: 23.991 habitantes
Homens: 12.037
Mulheres: 11.954
Área: 6.463 km²

Fonte
www.ibge.gov.br

Curiosidades e novidades: Carolina, município que compõe o polo Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, foi contemplado no novo banco de imagens do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). O trabalho, que inclui as cinco regiões do Brasil no catálogo de oferta, visa renovar o banco de imagens dos pontos turísticos de todo o país, com foco nos segmentos sol e praia, ecoturismo, esporte, cultura, negócios e eventos.