Beleza Feminina

Translate this Page
ONLINE
1


 

 


Beleza Feminina

 

Da flacidez às rugas: saiba tratar e prevenir
sinais do envelhecimento

 

Os processos que levam a pele e o cabelo a envelhecerem são muitos. Uns complexos, outros nem tanto, e também há os que sequer imaginamos. Para esclarecer esses enigmas, o UOL Beleza conversou com os dermatologistas paulistanos Monica Aribi e Marcelo Bellini, além da carioca Juliana Piquet, que explicam, a seguir, as causas menos óbvias por trás de sete problemas comuns. De quebra, ensinam o que você pode fazer para amenizar tais efeitos. 

1) Cabelos brancos
Com o tempo, o cabelo perde melanina (pigmento natural que dá cor aos fios) e, por isso, fica branco. A surpresa aqui é que, além de dar o tom, a melanina também hidrata e protege os fios, inclusive da radiação solar, o que explica o fato de os grisalhos serem ásperos, ressecados e rebeldes. Sem melanina, o fio fica oco e vulnerável para absorver a química nociva dos ativos de tintura e alisamento, causando um enorme desgaste, que só piora a cada procedimento.

- Como prevenir: Se tingir e alisar for inevitável, escolha métodos menos agressivos e respeite os intervalos entre um procedimento e outro, a fim de evitar a incompatibilidade de ativos. Caso contrário pode ocorrer quebra e queda dos fios.

- Como tratar: A ordem é hidratar com frequência, tanto os assumidamente grisalhos quanto os tingidos. Em casa ou no salão, este tratamento pode domar o aspecto rebelde, protegendo dos danos da coloração e do alisamento.

2) Cabelos finos e ralos
Os fios têm um ciclo de crescimento. Em cada um desses períodos --que variam de uma pessoa para outra e do comprimento-- o cabelo tem mais dificuldade de crescer e ficam finos. A redução dos hormônios femininos e a atrofia do bulbo, com o tempo, também explicam a redução da quantidade e o afinamento da fibra capilar.

- Como prevenir: Quem tem pai ou mãe com pouco cabelo ou fios ralos e finos deve usar loções fortalecedoras, pois trata-se de um problema genético. Xampus e máscaras antiqueda, ricos em elementos como aminoácidos, queratina e ceramidas, devem ser adotados por volta dos 35 anos de idade. Pessoas com distúrbios de tireoide devem investigar o caso com mais afinco, pois a causa pode ser hormonal. Vale ainda identificar carências nutricionais, como deficiência de ferro, que conseguem ser corrigidos com polivitamínicos à base de silício orgânico, aminoácidos e biotina.
 
- Como tratar: Fazer reposição hormonal é útil. Cabelos finos são frágeis e sofrem mais com os danos das químicas. Por isso, esses procedimentos, nesses casos, exigem cautela.

3) Flacidez facial
O motivo principal da falta de tônus é a perda de colágeno, fibra de sustentação da pele. O que nem todos sabem é que esse processo começa aos 20 anos de idade e é progressivo. Aos 30 anos, por exemplo, a reserva de colágeno no organismo já é, pelo menos, 20% menor do que na juventude. Com o passar do tempo, é natural, também, a perda da gordura facial e a reabsorção óssea --redução do volume dos ossos. Resultado: os três fatores juntos viram uma bomba contra a sustentação do tecido cutâneo.

- Como prevenir: A perda de colágeno é ligada à genética. E já que nada pode frear os genes, a senha é combater fatores externos. Entre eles: usar protetor solar, ficar bem longe do cigarro e abusar dos cremes com retinoides (retinol e ácido retinoico) à noite, para um estímulo regular à síntese de colágeno. Desde cedo, por volta dos 20 anos, é indicado fazer uso de nutricosméticos específicos para o problema, mas tudo com autorização médica.

- Como tratar: Procedimentos com radiofrequência, infravermelho, ultrassom focado e preenchimentos com ácido hialurônico de baixo peso molecular estimulam a formação de colágeno. Alguns até promovem retração, que é a volta da fibra que estava frouxa à posição inicial. Mas, em casos avançados, a saída é fazer um lifting.

4) Rugas faciais
O segredo é cuidar das rugas leves para prevenir que elas se tornem mais profundas e difíceis de tratar. Para isso, a indicação é a toxina botulínica preventiva, quando as marcas do tempo ainda estão suaves. Parece incoerente, mas funciona. O objetivo é paralisar os músculos que se movem excessivamente durante as expressões, e que, com o tempo, marcam mais e mais a pele.

- Como prevenir: O mais recomendado é começar as aplicações no momento certo: quando as rugas são visíveis apenas com as expressões faciais. Assim, é possível evitar que elas se tornem aparentes também quando o rosto está em repouso.

- Como tratar: O tratamento é o mesmo da toxina botulínica tradicional, com aplicações injetáveis, a cada seis ou oito meses, dependendo do caso.

5) Mãos envelhecidas
As mãos são frágeis e muito solicitadas no cotidiano. As consequências disso é que não imaginamos. Para se ter uma ideia de como é acelerado o envelhecimento das mãos, a espessura da pele no dorso aos 25 anos é de 1,2 mm. Já aos 70 anos é de 0,7 mm. Até o rosto, outra área vulnerável, é mais resistente --aos 70 anos a espessura da pele é, em média, de 4 mm. A comparação, inclusive, é pertinente: um dos segredo para manter as mãos jovens é utilizar, nessa região, os mesmos cremes usados no rosto.

- Como prevenir: A regra é abusar do filtro solar com um fator mínimo de proteção solar 30. Hidratantes, com ácido hialurônico e glicerina, associados ao ácido retinoico ou glicólico, têm o poder de reter a água nas mãos. Fórmulas à base de ureia, ácido lático e ceramidas também são indicadas. À noite, invista em cremes com retinoides (retinol e ácido retinoico) ou em cremes antissinais clássicos. Outra dica: sempre use luvas para lidar com produtos de limpeza. Isso ajuda a prevenir problemas como rugas, manchas e flacidez.

- Como tratar: Rugas, associadas a manchas, são tratadas com luz intensa pulsada. Mas também podem ser amenizadas com preenchimento cutâneo, procedimento recomendado para mãos muito magras e com excesso de pele, já que ajuda a repor volume.

6) Manchas nos braços e colos
É fato: 90% das manchas nessas regiões é resultado da negligência com o protetor solar. Mas atenção: mesmo se protegendo, as manchas podem aparecer. O motivo? Histórico genético e a cor da pele --quanto mais claros forem os cabelos, pele e olhos, a pessoa tem maior propensão a ter manchas solares. Além disso, existem inimigos ocultos, como a luz fluorescente dos escritórios e a do computador, que, em longo prazo, também mancham a pele.


- Como prevenir: A ordem é usar protetor solar mesmo em dias nublados. Quem tem casos na família ou biotipo muito claro deve dobrar os cuidados e começar a se cuidar logo cedo.

- Como tratar: A luz intensa pulsada é eficaz e pode ser associada a peelings químicos. Para evitar o reaparecimento dos sinais, as fórmulas tópicas à base de ácido retinoico ou glicólico associadas a clareadores são grandes aliadas.

7) Rugas verticais no colo
Os motivos dessas marcas são velhos conhecidos: sol e ressecamento excessivo. A pegadinha aqui é a fragilidade da região, já que a pele é mais fina e tem menos colágeno e elastina. Para piorar, sua quantidade de glândulas sebáceas é mínima, o que favorece o ressecamento que também causa o envelhecimento precoce. Some a isso o fato banal e danoso de dormir de lado com frequência.

- Como prevenir: A ordem é aplicar protetor solar com FPS 30 duas vezes por dia. À noite, cremes à base de vitamina C e ácido hialurônico alternados com versões bem umectantes, até um pouco oleosas, ajudam a controlar o ressecamento. Usar um travesseiro pequeno entre os seios, para dormir de lado, é uma dica e tanto.

- Como tratar: Com preenchimento de ácido hialurônico associado à radiofrequência fracionada. O objetivo é estimular o colágeno, melhorando as linhas e tônus da pele.

 

Fonte: http://mulher.uol.com.br/beleza

 

 


 

Os cabelos se acostumam com os xampus?

Saiba a resposta para essa e outras perguntas

 

 


 

RIO - Chá de camomila clareia o cabelo? As fases da lua influenciam o corte? Os cabelos se acostumam com os xampus? Essas e muitas outras questões sobre segredos de belezas mais parecem lendas que se perpetuam ao longo dos anos. Difícil saber o que é verdade e o que não passa de mito. A dermatologista Fernanda Tassara, da Clínica Bibas Dermatologia e Cirurgia Plástica, esclarece para nós dez desses segredos:

O GLOBO: Chá de camomila clareia o cabelo?

FERNANDA TASSARA: Se o cabelo já for loiro natural ou tingido com essa cor, esse chá proporciona reflexos iluminados e não um clareamento, pois o tom dos fios não vai mudar com o chá. A camomila possui componentes químicos que realçam a cor. Se usar o chá e logo depois tomar um banho de sol, o efeito será ainda melhor. A camomila também é ótima para tirar a oleosidade do cabelo.

Os cabelos se acostumam com os xampus?

FERNANDA TASSARA: De fato, os componentes de cada xampu, com um tempo longo de uso, podem acabar impregnados no cabelo, deixando-o mais oleoso ou com a aparência de pesado. Recomendo alternar uma ou duas marcas ao longo da semana para oferecer ativos diferentes às madeixas. Além disso, é sempre interessante combinar a linha do xampu e do condicionador, que são complementares entre si.

Cloro deixa o cabelo verde?

FERNANDA TASSARA: O que deixa o cabelo verde é o sulfato de cobre, que é utilizado para o tratamento da água da piscina, juntamente com o cloro. Esse metal se liga à queratina dos fios e acaba deixando a pigmentação do cabelo esverdeada. Mas essa reação só acontece nos cabelos claros porque eles têm o fio poroso, o que torna mais fácil para o metal penetrar no cabelo.

Dormir com os cabelos molhados prejudica a raiz?

FERNANDA TASSARA: A umidade associada ao abafamento e calor provocado pelo travesseiro pode produzir uma proliferação de fungos e, consequentemente, provocar a queda dos fios, além de aumento da oleosidade.

Xampu sem sal é melhor que xampu com sal?

FERNANDA TASSARA: O xampu com sal ajuda a retirar resíduos do cabelo. Porém, se os fios estiverem ressecados, o sal tende a tirar um pouco da oleosidade natural e, assim, ressecar ainda mais o cabelo. Mais importante do que escolher um xampu com ou sem sal, é ver o pH (nível de acidez) do produto na hora da compra. Se estiver maior do que 7, o cabelo tende a ficar ressecado e com frizz.

Usar reparador de silicone no cabelo queima as pontas?

FERNANDA TASSARA: Não, mas costumo indicar o uso de reparadores à base de óleo de argan que tem efeito maravilhoso nos cabelos. Em geral, o silicone é difícil de ser eliminado no banho, o que pode resultar em fios opacos e sem vida.

Prender o cabelo molhado quebra o fio?

FERNANDA TASSARA: Sim. Prender os cabelos molhados mantém os fios úmidos, o que os enfraquece e os resseca, além causar queda por quebra.

Lavar o cabelo todo dia faz mal? E esfregá-lo na hora de enxugar?

FERNANDA TASSARA: Lavar os cabelos todos os dias pode retirar a oleosidade natural que a pele produz para proteger os fios, e eles poderão ficar ressecados. Isso se aplica aos cabelos mais secos. Não há problemas em lavar diariamente se for um cabelo muito oleoso. O ideal deve ser avaliar o tipo de cabelo, para então se estabelecer uma frequência diária ou de dias alternados, por exemplo.

As fases da lua influenciam o corte?

FERNANDA TASSARA: Não existe nenhuma pesquisa científica que comprove isso.

Vinagre de maçã dá brilho?

FERNANDA TASSARA: Sim. O vinagre serve para equilibrar o PH do couro cabeludo e do fio. 

 

 


 

 

Como escolher o perfume de acordo com a ocasião

 

 

Doce, floral, amadeirado ou frutal. Toda mulher tem seu perfume preferido e, em geral, o escolhe para usar a qualquer hora do dia. Mas será que está certo usar fragrância adocicada durante o dia ou floral à noite, por exemplo?

 

Não importa se o perfume é de uma grife francesa ou de marcas nacionais, é preciso saber escolher e usar. Afinal, o cheiro de uma pessoa diz muito sobre ela.

 

Um bom aroma pode despertar olhares de admiração, bem como um cheiro desagradável, mesmo que de um perfume, atrai atenção.

 

A percepção que outra pessoa terá sobre seu perfume, se irá achar agradável ou não, depende uma série de fatores: adequação ao clima, ocasião para a qual o perfume é escolhido, personalidade do usuário e tipo de pele.

 

Noturnos

 

Durante a noite, as fragrâncias amadeiradas são mais indicadas porque têm conotação sensual. “O aroma desses perfumes permanece na pele por 5 horas, em média, porque é considerado forte” afirma a consultora de etiqueta Beatriz Mendonça. O que determina a intensidade de um perfume é a proporção da essência em líquidos diluidores.

 

Diurnos

 

Os perfumes cítricos e refrescantes, água-de-colônia, por exemplo, são ideais para usar no trabalho, na academia ou até mesmo no final de semana, durante o dia. “Uma fragrância forte chama muita atenção no ambiente profissional e pode ser deselegante. Os cítricos são leves, causam boa impressão e duram, aproximadamente, duas horas”, explica a consultora.

 

Ocasiões românticas

 

“Já os momentos a dois pedem um perfume floral, ou até mesmo nenhum perfume, o cheiro natural também pode ser atraente”, sugere Beatriz. A fragrância floral é suave e tem um tom sexy e, quando não usada com exagero ou não é muito forte, agrada facilmente.

 

Para ficar mais sexy

 

Para exalar sensualidade e ficar ainda mais atraente, a melhor escolha é o perfume com fragrância doce, com essência de baunilha. “Esse perfume fica na pele por até 10 horas e é naturalmente sexy, sedutor”, explica a consultora de etiqueta.

 

Dica: Não espirre perfume na roupa. O álcool e outros componentes químicos comprometem a durabilidade do tecido. Além disso, tecidos não fixam a fragrância completamente.

 

 


 

 

Batons da estação

   

O verão ainda não chegou, mas já esta na hora de se preparar para brilhar e valorizar a maquiagem, usando cores mais alegres. A tendência da próxima estação é boca chamativa. Isso mesmo! O vermelho chega com tudo e em vários tons, do clássico ao fluorescente, tudo depende do seu estilo. Outras cores que devem aparecer são o laranja e o pink.

Fique na moda, mas cuidado para não exagerar nos olhos e no blush. Deixe o rosto mais leve.

 

 


 

 

36 dicas para ficar mais bonita

Com make incrível, cabelos lindos, unhas perfeitas... 

1 Experimente uma maquiagem diferente Você sempre sai de casa de blush rosado, lápis preto no olho e batom cor de boca. Que tal refrescar a rotina variando o make nosso de cada dia? Tente um traço de lápis colorido na pálpebra superior, um batom cor de rosa ou um blush bronzeador.

2 Invista em poucos e bons Melhor do que ter um armário lotado de produtos mais ou menos é ter só uma prateleira com o que há de melhor. Vale a pena gastar um pouco mais em demaquilante, máscara para cílios, reparador de pontas, xampu e perfumes.

3 Comece a usar creme para área dos olhos A pele ao redor dos olhos é a mais fina. Por isso, merece cuidados especiais. Hidrate 2 vezes por dia com cremes específicos para a região, com ativos antiage, como coffeeberry, vitamina C e retinol.

4 Sorria! Sorrir deixa qualquer uma mais bonita, isso todo mundo já sabe. Mas que tal exibir dentes mais branquinhos? Use pasta dental clareadora uma vez por dia, e uma vez por ano visite o dentista para um clareamento em casa ou no consultório.

5 Pare (de vez) de roer as unhas O hábito é péssimo não só porque enfeia as mãos, mas também as deixa mais suscetíveis a infecções. Esteja com as unhas sempre feitas e as cutículas bem hidratadas, para manter longe a tentação de colocá-las na boca.

6 Hidrate os fios todo sábado Aproveite um dia tranquilo da semana e faça da hidratação semanal do cabelo um hábito. É fácil: a maioria das máscaras tem tempo de permanência que não ultrapassa 5 minutos. Lave os fios, dispense o condicionador e aplique o hidratante no comprimento. Concentre mais produto nas áreas de maior ressecamento.

7 Renda-se aos orgânicos Eles são um jeito natural de cuidar da beleza. Mas alerta: os orgânicos de fato devem ter um selo de certificação, emitido por órgãos confiáveis como a Ecocert e IBD.

8 Dispense a tomada Uma vez por semana, dê um descanso a qualquer aparelho elétrico para cabelo. “Escolha um dia da semana para assumir a textura natural dos seus fios”, sugere o cabeleireiro Dickey, de Nova Iorque. Em vez de fritar seus cachinhos na chapinha, aplique um produto para dar definição e valorizar os caracóis. Se gosta de usar babyliss, a dica é aplicar um mousse de volume na raiz do cabelo molhado, secar e prender em um rabo.

9 Proteja a pele, sempre Isso significa usar protetor solar todos os dias do ano, inclusive no inverno. O pouquinho de exposição aos raios UV que você se submete diariamente pode envelhecer mais do que passar uma tarde na praia. “Espalhe um protetor com FPS 30, no mínimo, no corpo todo, todo dia”, diz a dermatologista Anne Chapas, de Nova Iorque.

10 Acessorize-se! Um laço de fita ou tiara de metal glamurizam um rabo de cavalo, uma trança, um coque basiquinho... Podem ser usados no dia a dia ou até, dependendo do estilo, à noite. Evite apenas os muito coloridos, de materiais como plástico ou EVA, para não ser confundida com uma adolescente.

11 Brilhe! Seja inverno ou verão, um corpo bonito pede um bronze leve. Para conseguir o efeito sem precisar do sol, misture um pouquinho de base bronzeadora com a mesma quantidade de creme hidratante.

12 Diga não ao banho quente A alta temperatura da água tira a proteção natural da pele e o resultado é ressecamento na certa. Prefira sempre água morna, que é menos agressiva.

13 Dispense o esmalte Isso vai ajudar a manter a saúde das unhas em dia. Viciada em manicure? Calma! Apenas um fim de semana por mês sem esmalte é o suficiente. Nesse período, aproveite para hidratar a unha e as cutículas.

14 Dê um fim à cara de cansaço A gente sabe que nem toda noite dá para dormir durante 8 horas. O truque então é disfarçar a cara de insônia com alguns truques de maquiagem: passe corretivo iluminador nas olheiras e, com o dedo mindinho, faça um ponto de luz no canto dos olhos. Para isso, use sombra iluminadora.

15 Abandone o hábito de lavar o cabelo todo dia Dia sim, dia não é a melhor pedida. Isso porque lavagens em excesso tiram a proteção natural dos fios — sem contar a coloração. Se o seu couro cabeludo fica oleoso demais, use xampu seco para absorver o excesso de sebo.

16 Troque o plástico pela madeira Seu problema é o frizz? Adote pentes e escovas de madeira, que não aumentam a eletricidade estática do fio.

17 Consiga uma pele perfeita O truque é aprender a passar base com pincel. O efeito é mais suave e lisinho do que quando a maquiagem é aplicada com o dedo. Coloque algumas gotinhas de base no dorso da mão, suje o pincel e passe sobre o rosto, de dentro para fora.

18 Inclua cuidados noturnos na sua rotinade beleza Sabia que a pele se regenera enquanto você dorme? Use isso a seu favor, ajudando-a a se recuperar de um dia cheio de malefícios como poluição, sol e estresse. “Antes de ir para a cama, limpe o rosto, espalhe um sérum antioxidante e, sobre ele, um creme noturno”, indica a dermatologista Doris Day, de Nova Iorque. Inclua cuidados noturnos na sua rotina de beleza.

19 Transforme o banho num minispa Fácil! É só besuntar o corpo todo com um bom esfoliante, uma vez por semana. O produto elimina células mortas, ativa a circulação e ajuda o hidratante a penetrar melhor.

20 Esqueça o cabelo murcho de chapinha Liso sim, sem volume não. Se a cabeleira ficou grudada na cabeça depois da chapa ou da progressiva, apele para os bobes. Isso mesmo — os rolos mais largos dão corpo ao penteado, sem armar. Antes de sair de casa, borrife spray fixador para dar vida longa ao penteado.

21 Cuide-se com carinho Não vire escrava da beleza: faça o que tiver de ser feito para se sentir mais bonita, mas sem exageros. A palavra-chave é prazer — você deve usar todos os recursos de beleza para se sentir mais bela, mais feliz, sem pressão. Combinado?

22 Tenha uma assinatura olfativa É chique e sexy ser reconhecida pela sua fragrância. Escolha a sua com carinho: pesquise, experimente na pele e só compre depois de ter certeza que aquele aroma é a sua cara.

23 Aprenda a usar blush Acredite, ele tem o poder de reavivar a face, espantar o ar de cansaço e deixar qualquer mulher mais linda em questão de segundos. Para uma aplicação perfeita, elimine o excesso de pó do pincel dando batidinhas sobre a pia. Depois, aplique fazendo um “C” a partir das maçãs em direção às têmporas.

24 Perca o medo do curvador de cílios Depois de experimentar pela primeira vez, tenha certeza de que vai querer usar sempre — o aparelhinho garante ar de diva em qualquer situação. Abra bem os olhos e, com cuidado, encaixe o curvador sobre os cílios. Feche devagar, para ter certeza que não está pegando a pálpebra, e só então aperte, por alguns segundos. Invista em um aparelho de qualidade.

25 Compre um primer Muitas mulheres ainda não incorporaram esse produtinho à sua caixa de maquiagem. “Mas deviam, pois esse é o grande segredo de uma maquiagem que dura a noite inteira”, garante a maquiadora Jodie Boland, de Nova Iorque.

26 Revise seu make-up Jogue fora itens vencidos (eles podem causar infecções), cores que não a favorecem e tudo o que não usa há mais de um ano. Pense: se desfazer do que não usa mais é uma excelente desculpa para adquirir novos produtos em 2012.

27 Acabe com os bad hair days O truque é ter na manga uma solução rápida, fácil e acessível. Se seu problema é volume, faça um rabo. Para combater o frizz, aposte em uma escova redutora de volume. Para domar a franja que não para no lugar, lance mão de presilhas. Invente seu jeito!

28 Mantenha o corte em dia Evite pontas duplas e cabelo com jeito de malcuidado fazendo visitas regulares a seu cabeleireiro. “O ideal é cortar as pontas a cada 8 ou 10 semanas”, diz a hairstylist Erin Anderson, de Nova Iorque.

29 Cuide das sobrancelhas “Separar 2 minutinhos, 2 vezes por semana, para limpar a área, ajuda a evitar longas e dolorosas sessões de estica e puxa na região sensível da sobrancelha”, diz o maquiador de celebridades Brett Freedman.

30 Tire o máximo proveito do seu batom Ok, o batom do dia a dia não guarda nenhum segredo na hora de aplicar. Mas quando você quer uma produção mais caprichada, siga estas dicas para uma boca perfeita: com o dedo, aplique corretivo ao redor dos lábios, dando batidinhas. Isso vai dar mais definição e fazer o make durar mais. Espalhe o batom com um pincel e finalize com uma gota de gloss no centro dos lábios

31 Consulte um dermatologista E adquira o hábito de visitá-lo todo ano. Ele vai procurar indícios de câncer de pele e outros problemas. Para encontrar um profissional, digite: www.sbd.org.br.

32 Controle o brilho exagerado Pele saudável e viçosa é a cara do verão. No entanto, isso não significa deixar o sebo e o suor tomarem conta do seu rosto. Em situações de emergência, apele para lencinhos de papel que absorvem a oleosidade e, antes de sair de casa, passe uma camada fina de pó compacto.

33 Encontre o seu vermelho O batom vermelho chegou para ficar. Toda mulher precisa de um! Quem tem pele rosada fica bem com tons mais fechados. Já as donas de corpos dourados podem escolher vermelhos alaranjados.

34 Ouse nos esmaltes Misturinhas, branquinhos, rosinhas... A era dos esmaltes simplezinhos acabou. Ninguém mais acha estranho pintar as unhas de verde, cinza, amarelo, azul, rosa choque nem vermelho berrante. A vantagem é que este é um jeito fácil de mostrar que você é uma garota antenada.

35 Hidrate o corpo “A melhor hora para fazer isso é depois do banho”, diz o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo. Use hidratantes in-shower (para serem espalhados debaixo do chuveiro) ou águas hidratantes (basta borrifar no corpo).

36 Orgulhe-se dos pincéis Sabe aqueles aplicadores que vêm junto com o blush, a sombra, o pó? Pode jogar tudo fora — geralmente, eles não são de qualidade. Pincéis apropriados custam mais caro, mas vão ajudá-la a se maquiar praticamente como uma profissional. Cuide deles com carinho: lave-os com xampu de bebê uma vez por mês, deixe secar na vertical e jamais use o calor do secador sobre as cerdas.


 

 

CUIDE DA SUA BELEZA ENQUANTO DORME

 

Ter cuidados de beleza é fundamental para manter a pele jovem e bonita. Durante a noite é melhor ainda: além de proporcionar bem-estar, é o momento que nossa pele está mais preparada para receber os produtos. À noite, o metabolismo das células da pele aumenta e, por isso, ela absorve os nutrientes melhor que em qualquer outro período do dia.

Portanto, se você ainda não possui o hábito de fazer um ritual de beleza antes de se deitar, veja aqui algumas dicas para melhorar seu bem-estar e sua beleza.

Graças aos avanços da indústria cosmética, é possível tratar do corpo, rosto e cabelo enquanto você desfruta de suas horas de sono. Confira a seguir o que você pode fazer em prol da sua beleza durante o sono para comece seu dia muito mais disposta e bonita!

Rosto A limpeza do rosto é fundamental. Quando a pele está limpa, ela está apta a receber os nutrientes com mais eficiência. Tonificar também é importante para eliminar aquela sujeirinha que o sabão não eliminou. Por fim, o hidratante noturno. Prefira produtos que estimulam o colágeno, além de antioxidantes como vitamina C, ácido retinóico e glicólico.

A produção de gordura da pele se intensifica pela noite. Se sua pele é oleosa, use um creme para diminuir os poros e controlar a oleosidade. Se você tem facilidade para cravinhos, tenha também um esfoliante suave para estimular a saída deles e prevenir o aparecimento de novos.

Olheiras Use cremes específicos para olheiras na região dos olhos para amenizar a aparência pela manhã.

Lábios Aproveite a noite para manter os lábios hidratados e evitar as rachaduras.

Corpo Aplique um bom hidratante no corpo inteiro antes de ir para cama. Melhor ainda se o creme  unir princípios da aromaterapia: assim, você consegue acalmar a mente ao mesmo tempo em que hidrata o corpo.

Mãos Depois de um dia inteiro de trabalho — expondo as mãos a vários produtos e até ao sol —, o melhor momento para cuidar das mãos é à noite, uma vez que elas vão ficar em repouso sem precisar serem lavadas. É durante a noite que os ingredientes irão agir sobre a pele. Portanto, use bons hidratantes nas mãos e não se esqueça de hidratar as unhas.

Pés Não se esqueça dos pés: a noite é a melhor hora de hidratar os pés. Prefira cremes específicos rico em uréia (ativo com alto poder de hidratação).

Bronzeado Se você quer ficar longe da brancura, conte com a ajuda dos autobronzeadores. Mas para que o resultado fique perfeito e o produto não meleque seu lençol, é essencial que você espalhe o autobronzeador de maneira uniforme. Espere 20 minutos e vista seu pijama. Em seguida, vá tranquila para cama, certa de que acordará com outro visual.

Cabelo Existem várias marcas de leave-in noturno para hidratar o cabelo enquanto dormimos. Esses produtos contêm agentes que recuperam, nutrem e protegem as fibras capilares das agressões sofridas durante o dia. O produto pode ser aplicado sobre os fios úmidos ou secos (os cabelos não fica sebosos). E pode ficar despreocupada: o creme não mancha a fronha do travesseiro.

Dormir bem já é um embelezador natural, e essas dicas podem melhorar ainda mais sua auto-estima e bem-estar.

E vocês, cuidam da beleza enquanto dormem?